Petrobras (PETR4) nega participação em venda da Braskem (BRKM5)

O objetivo seria atrair novos investidores para a petroquímica.

Author
Publicado em 03/12/2024 às 08:24h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 03/12/2024 às 08:24h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
O comunicado vem em resposta a uma reportagem do jornal "O Globo" (Imagem: Shutterstock)
O comunicado vem em resposta a uma reportagem do jornal "O Globo" (Imagem: Shutterstock)

📰 A Petrobras (PETR4), por meio de comunicado oficial, negou qualquer participação nas negociações conduzidas pela Novonor (antiga Odebrecht) com instituições financeiras. O objetivo dessas negociações é a criação de um novo modelo para a venda da Braskem (BRKM5).

A estatal reiterou que ainda não definiu sua posição em relação à sua participação na Braskem, mantendo-se em análise de diferentes alternativas. A Novonor, em resposta a questionamentos da Braskem, esclareceu que as negociações relativas à sua participação indireta na empresa não apresentaram avanços significativos ou acordos vinculantes.

📊 Atualmente, a estrutura acionária da Braskem é composta por 50,1% do capital votante pertencente à Novonor, 47% à Petrobras e o restante a outros acionistas.

Leia também: Azzas 2154 (AZZA3), varejista de vestuário, paga JCP de R$ 0,57 por ação

O comunicado vem em resposta a uma reportagem do jornal "O Globo", que noticiou que a Novonor estaria em negociações com um banco para a venda de sua participação na Braskem a um fundo de investimento constituído por instituições financeiras.

O objetivo seria atrair novos investidores para a petroquímica. A Petrobras, por sua vez, teria autorizado a Novonor a prosseguir com essas negociações. A declaração chega um dia depois da petroleira anunciar um aumento de 3% no preço médio de venda do QAV (querosene de aviação).

💰 A mudança será feita no dia 10 de dezembro e corresponde a um acréscimo de R$ 0,11 por litro. Conforme estabelecido em contratos, a estatal procede a ajustes mensais no valor do QAV no início de cada mês. Em novembro, a companhia já havia registrado um incremento de 2% em comparação ao mês anterior, após dois meses consecutivos de decréscimo.