Petrobras (PETR4) nega assembleia para confirmar nova CEO

Pedido dos acionistas minoritários foi rejeitado pelo Conselho de Administração da empresa.

Author
Publicado em 07/06/2024 às 19:55h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 07/06/2024 às 19:55h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Magda Chambriard substituiu Jean Paul Prates no comando da Petrobras (Divulgação)
Magda Chambriard substituiu Jean Paul Prates no comando da Petrobras (Divulgação)

A Petrobras (PETR4) negou nesta sexta-feira (7) o pedido de acionistas minoritários de que a troca na gestão da companhia seja confirmada em assembleia.

Acionistas minoritários pediram há uma semana que a Petrobras convocasse uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para a eleição dos membros do seu Conselho de Administração e da sua Presidência.

O pedido foi apresentado sete dias depois de Magda Chambriard tomar posse como conselheira e presidente da Petrobras. Ela foi indicada para o cargo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitir Jean Paul Prates, em 14 de maio, e aprovada pelo Conselho de Administração da empresa passados 10 dias.

A Petrobras argumenta que não é necessária a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para confirmar a troca de gestão, alegando que Prates renunciou ao cargo e não foi destituído. Por isso, o seu Conselho de Administração decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira (7) não acolher os pedidos de acionistas para convocação de uma AGE.

Leia também: Petrobras (PETR4) vai reativar fábrica de fertilizantes no Paraná

"A legislação não prevê a convocação de Assembleia de Acionistas neste momento. A realização de uma Assembleia implicaria em custos desnecessários para a Companhia e seus acionistas", disse a Petrobras em 31 de maio, após o recebimento do pedido dos acionistas minoritários.

Seguindo esse entendimento, a Petrobras diz que Magda Chambriard deve servir no seu Conselho até a próxima Assembleia Geral, prevista, por enquanto, para 2025.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 37,35

Variação (12M)

25,60 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

15,78 %

DY

17.01%

P/L

6,19

P/VP

1,30