Petrobras (PETR4) assina com Vale (VALE3) fornecimento de diesel S-10 para operações em MG

A estatal irá abastecer a companhia com diesel S10 de sua produção, acrescido da mistura obrigatória de biodiesel.

Author
Publicado em 05/01/2026 às 14:43h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 05/01/2026 às 14:43h Atualizado 2 dias atrás por Elanny Vlaxio
A relação entre as duas empresas nesse campo vem se fortalecendo desde 2023 (Imagem: Shutterstock)
A relação entre as duas empresas nesse campo vem se fortalecendo desde 2023 (Imagem: Shutterstock)
🧐 A Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3) firmaram um acordo para o fornecimento de diesel destinado às operações da mineradora em  MG (Minas Gerais). Pelo contrato, a estatal irá abastecer a companhia com diesel S10 de sua produção, acrescido da mistura obrigatória de biodiesel, atualmente fixada em 15%. 
Segundo comunicado, o entendimento também abre espaço para o avanço de iniciativas ligadas a combustíveis de menor impacto ambiental, incluindo a eventual comercialização de Diesel R, com conteúdo renovável, e negociações futuras para o fornecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).
A relação entre as duas empresas nesse campo vem se fortalecendo desde 2023, com a construção de parcerias voltadas ao desenvolvimento de alternativas de baixo carbono.  No ano seguinte, Petrobras e Vale formalizaram um acordo de cooperação que contemplou testes com Diesel R5, que incorpora 5% de matéria-prima renovável além do percentual obrigatório de biodiesel.
Segundo a Petrobras, a ampliação da parceria comercial com a Vale está alinhada à estratégia da companhia de estreitar o relacionamento com os consumidores finais de seus produtos.
🤝 De acordo com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, "estabelecer esse contato direto permite à companhia conhecer melhor as necessidades dos consumidores e ser mais assertiva na construção de soluções que gerem valor para clientes e sociedade".
Ela ainda acrescentou: "Ao oferecer combustíveis de alto desempenho e, também, capazes de colaborar com as metas de descarbonização das empresas, a Petrobras aperfeiçoa sua estrutura logística e capacidade de produzir para clientes de relevância internacional”.
Já Gustavo Pimenta, CEO da Vale, disse: “Estamos muito satisfeitos em fortalecer nossa parceria com a Petrobras, o que gera valor para ambas as empresas e para o Brasil. Esse contrato consolida uma relação de confiança e cria espaço para explorarmos, juntos, soluções inovadoras que contribuam para tornar nossas operações cada vez mais eficientes e sustentáveis". 
📉 Mesmo com a notícia, as ações da Petrobras (PETR4), perdiam quase 3%, a R$ 29,99, às 14h50, por causa das tensões envolvendo a Venezuela e os Estados Unidos. No mesmo horário, por outro lado, os ativos da Vale subiam 1,23%, a R$ 72,37.