Ibovespa sobe e dólar cai quase 1,5% em dia de ajuste
Bolsas mundiais tiveram um dia de recuperação, com o mercado reavaliando chances de recessão nos EUA.
As bolsas mundiais seguiram a máxima de que "depois da tempestade, vem a calmaria" nesta terça-feira (6). Isso porque, após registrarem perdas históricas na véspera, bolsas de todo o mundo tiveram um dia de recuperação.
📈 No Brasil, o Ibovespa subiu 0,80% e fechou aos 126.266 pontos nesta terça-feira (6), mais do que compensando o baque de 0,46% do pregão anterior. Já o dólar recuou 1,48% frente ao real e terminou o dia negociado por R$ 5,65, o menor valor de fechamento de agosto até agora.
Nos Estados Unidos, as bolsas também tiveram um dia de ganhos, com o Nasdaq e o S&P 500 avançando 1,03% e o Dow Jones subindo 0,76%.
Já o índice Nikkei, que havia derretido 12,4% na véspera, saltou 10,3% no Japão. Foi a maior alta diária desde a crise financeira de 2008.
Veja o fechamento de outras bolsas mundiais:
- Kospi (Coreia do Sul): 3,3%;
- ASX 200 (Austrália): 0,4%;
- FTSE 100 (Inglaterra): 0,2%
- Shanghai (China): 0,2%;
- MOEX (Rússia): 0,2%;
- Euro Stoxx (Europa): 0,1%;
- DAX (Alemanha): 0,1%.
A avaliação de especialistas é de que, apesar dos últimos dados da economia americana mostrarem uma desaceleração, o medo de uma recessão tomou conta dos mercados de uma forma exagerada na véspera. Afinal, a economia americana ainda mostra certo dinamismo.
💲 Além disso, os investidores reagiram à ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) no Brasil. Na ata, o Copom disse que não o hesitará em elevar a taxa Selic, atualmente em 10,5% ao ano, caso considere necessário para assegurar a convergência da inflação à meta estabelecida.
Segundo o economista e sócio da Nomos, Alexsandro Nishimura, a ata do Copom "entregou o discurso que o mercado queria ouvir". "Juros em alta, com possibilidade de aumento do diferencial em relação ao exterior, atraiu fluxo de capital e ajudou para a valorização do real, que liderou os ganhos dos emergentes contra o dólar", comentou.
Altas
A redução do temor de uma recessão nos Estados Unidos favoreceu as commodities. Com isso, a Petrobras (PETR4) avançou 1,74% e a Vale (VALE3) subiu 0,51%.
Os bancos também tiveram um dia positivo, impulsionados pelos resultados do segundo trimestre e pela ata do Copom. O Bradesco (BBDC4), por exemplo, saltou 3,31% e o Itaú (ITUB4) ganhou 2,22%.
Veja outras altas do dia:
- Natura (NTCO3): 3,53%;
- Multiplan (MULT3): 3,07%;
- Raízen (RAIZ4): 3,05%.
Baixas
Por outro lado, a perspectiva de uma nova alta dos juros pesou sob as varejistas. Com isso, a Casas Bahia (BHIA3) derreteu 10,24% e o GPA (PCAR3) perdeu 7,17%.
Já a Vamos (VAMO3) tombou 10,03%, mesmo depois de apresentar um lucro líquido ajustado de R$ 205,5 milhões, 92,7% maior do que o do mesmo período de 2023.
Destaque ainda para a Raia Drogasil (RADL3), que recuou 2,33% depois de anunciar uma troca de comando. Em 2025, o CEO da empresa, Marcílio Pousada, será substituído pelo atual vice-presidente de Operações de Farmácias, Multicanal, Expansão, Logística e M&A, Renato Raduan.
Veja outras baixas do dia:
- Petz (PETZ3): -5,09%;
- Prio (PRIO3): -3,18%;
- JBS (JBSS3): 3,10%.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump