Ibovespa cai com o mercado de olho nos Estados Unidos

Mercado espera que a semana traga sinalizações sobre o rumo dos juros americanos

Author
Publicado em 04/03/2024 às 18:55h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 04/03/2024 às 18:55h Atualizado 7 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O Ibovespa começou a semana em queda, pressionado mais uma vez pelas dúvidas em relação ao rumo dos juros nos Estados Unidos. O principal índice da B3 caiu 0,65%, aos 128.340 pontos

📉 O dólar também recuou nesta segunda-feira (4). Em um dia de cautela e liquidez reduzida no mercado, a moeda caiu 0,15%, para R$ 4,947.

Juros nos EUA

O mercado espera que a semana traga sinalizações sobre os próximos passos do Fed (Federal Reserve). O presidente do Fed, Jerome Powell, vai testemunhar no Congresso americano na quarta-feira (6). Na sexta (8), dados sobre a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos serão divulgados.

🗓️ A expectativa dos analistas é de que os juros americanos comecem a cair a partir de junho. Nesta segunda-feira (4), no entanto, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que não há urgência em cortar os juros americanos. 

Leia também: Bitcoin (BTC) supera os US$ 65 mil e se aproxima de máxima histórica

As dúvidas pressionaram o mercado de ações, já que juros altos mantêm a atratividade dos títulos públicos americanos, os Treasuries. Por isso, as bolsas americanas fecharam em queda e o mal humor também chegou no Brasil. 

Para o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, a inflação de serviços ainda é um ponto que requer atenção em países avançados, como os Estados Unidos. Em palestra nesta segunda-feira (4), ele reforçou, contudo, que a inflação tem convergido para a meta no Brasil.

Baixas

Poucos setores do Ibovespa escaparam das perdas nesta segunda-feira (4). Bancos, empresas ligadas a commodities e varejistas, por exemplo, fecharam no vermelho. Veja algumas baixas do dia:

Altas

Entre as altas do dia, destaque para o IRB (IRBR3), cujas ações saltaram 10,10% depois que o BTG Pactual elevou a recomendação para o papel de venda para neutra. 

A BRF (BRFS3) também se beneficiou com a melhora da recomendação do Barclays para os seus ADRs (American Depositary Recepits). As ações da companhia subiram 2,89% na B3.

Já a Embraer (EMBR3) teve um dia de ganhos por causa dos planos de construir um hub na Arábia Saudita. As ações da fabricante de aeronaves avançaram 4,33% no dia.