FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) adiou para 2025 o início da validade da portaria 3.065, que impõe restrições ao trabalho nos feriados no comércio. A nova regra estava prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. O adiamento, feito pela 4ª vez, foi formalizado em um documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29), após as negociações sobre o tema não avançarem no legislativo e não haver consenso entre centrais sindicais, empregadores e governo sobre as mudanças.
💻 A norma publicada em novembro de 2023, gerou controvérsia ao estabelecer que o trabalho durante os feriados só poderá ocorrer se estiver previsto em convenção coletiva. A medida modificou a portaria do governo Bolsonaro, de novembro de 2021, que permitia de forma irrestrita o trabalho de funcionários em setores como supermercados e hipermercados, entre outros, sem necessidade de negociação coletiva.
Leia também: Países fecham acordo sobre organização do comércio eletrônico
De acordo com a regra anterior, não era necessário um acordo formal entre empregadores e empregados, ou entre a empresa e o sindicato da categoria. A simples convocação ou comunicado do empregador ao trabalhador era suficiente. A liberação irrestrita é considerada prejudicial por sindicalistas, especialmente aqueles que representam funcionários do comércio, pois impedia a negociação de compensações adicionais além da folga prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
📃 Em alguns casos, a convenção coletiva poderia prever benefícios, como adicionais salariais, bonificações ou premiações. Porém, as empresas continuam obrigadas a cumprir o que estabelece a lei, incluindo o pagamento de horas extras e a concessão de folga compensatória pela jornada trabalhada.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Entenda como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) emitidos pelo Madero agradam tanto ao BTG Pactual.
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?