ETFs de renda fixa em dólar disparam quase 5% em apenas 1 dia; entenda

Rendimentos pagos pelos títulos americanos caem após payroll, destravando lucros na marcação a mercado.

Author
Publicado em 05/09/2025 às 16:33h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 05/09/2025 às 16:33h Atualizado 1 dia atrás por Lucas Simões
ETF de renda fixa americana com exposição alavancada de 3X é o que mais sobe hoje (Imagem: Shutterstock)
ETF de renda fixa americana com exposição alavancada de 3X é o que mais sobe hoje (Imagem: Shutterstock)

Enquanto a maioria das ações americanas (stocks) e os principais índices em Wall Street operavam no vermelho nesta sexta-feira (5), as cotas dos ETFs de renda fixa em dólar que investem em títulos de longo prazo disparavam quase +5%, após dados do mais recente payroll carimbarem a volta dos cortes de juros nos Estados Unidos.

Da mesma forma que aqui no Brasil, quando vemos as taxas do Tesouro Direto caindo e destravando ganhos com marcação a mercado, o mesmo está ocorrendo agora, só que com os títulos do governo americano, conhecidos como Treasuries.

Para se ter uma ideia, os rendimentos dos Treasuries com vencimento em 10 anos bateram hoje a sua menor taxa desde abril, ao redor de Dólar+ 4,07% ao ano.

Até mesmo os Treasuries com vencimento em 30 anos, que servem de referência para hipotecas, cederam mais de 10 pontos-base, ao redor de Dólar+ 4,76% ao ano. Contudo, o patamar segue próximo do rendimento de 5% ao ano, nível só visto às vésperas da crise do subprime que assolou os mercados globais em 2008.

Portanto, como alguns ETFs de renda fixa em dólar costumam investir apenas em títulos americanos de longo prazo, suas cotas sobem e compensam a quedas das taxas. O Direxion Daily 20+ Year Treasury Bull 3X Shares (TMF) é o que mais subia hoje, com cotas se valorizando +4,50%, negociadas por US$ 39,80 cada.

Este ETF oferece exposição alavancada de 3x ao amplo índice NYSE 20 Year Plus Treasury Bond Index, o que é bastante arriscado, embora possa entregar lucros substanciais para investidores com perspectiva otimista de curto prazo para os títulos do Tesouro dos EUA de longo prazo.

Leia mais: Petrobras (PETR4) precifica bonds; saiba quanto pagará renda fixa em dólar

ETFs de renda fixa valem a pena?

Já os investidores que preferiram investir em uma carteira de títulos do governo dos EUA, com vencimento acima de 20 anos e sem alavancagem, colhem ganhos de +1,50% com o iShares 20+ Year Treasury Bond ETF (TLT).

Segundo dados do Investidor10, o dividend yield é 4,73% para o ETF TLT nos últimos 12 meses, já o fundo de índice listado na bolsa americana aproveita a oportunidade ímpar no mercado de dívida pública e corporativa global.

A própria BlackRock (BLK), maior gestora de ativos do mundo, acredita que os atuais níveis de juros no Brasil e no cenário internacional oferecem uma “oportunidade única e geracional” para investidores de renda fixa.

Conforme dados da gestora, 80% dos instrumentos globais de renda fixa hoje pagam pelo menos Dólar+ 4% ao ano, enquanto em mercados emergentes (incluindo o Brasil) os retornos médios chegam a Dólar+ 6% ao ano.

Por sua vez, o PIMCO 25+ Year Zero Coupon US Treasury Index ETF (ZROZ), que investe exclusivamente em pagamentos principais finais dos títulos do Tesouro dos EUA com pelo menos 25 anos restantes até o vencimento, via suas cotas saltarem +2,40% nesta sexta-feira.

BLK

BlackRock
Cotação

R$ 1,10 K

Variação (12M)

28,52 % Logo BlackRock

Margem Líquida

29,20 %

DY

1,88 %

P/L

26,76

P/VP

3,30