Embraer (EMBR3) avança na Europa e fecha parceria na Lituânia após venda do C-390

Segundo a companhia, a intenção é construir uma relação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa com o país.

Author
Publicado em 01/08/2025 às 17:43h - Atualizado 9 horas atrás Publicado em 01/08/2025 às 17:43h Atualizado 9 horas atrás por Matheus Silva
Nas últimas semanas, uma equipe de especialistas da Embraer esteve no país báltico (Imagem: Shutterstock)
Nas últimas semanas, uma equipe de especialistas da Embraer esteve no país báltico (Imagem: Shutterstock)

✈️ Após a escolha do C-390 Millennium como nova aeronave de transporte militar da Lituânia, a fabricante brasileira, Embraer (EMBR3), deu início a uma parceria estratégica com empresas lituanas, com foco em tecnologia, manutenção e inovação.

A colaboração vai além da venda da aeronave. Segundo a companhia, a intenção é construir uma relação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa, alinhada às metas estabelecidas pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Economia e Inovação da Lituânia.

A ideia é contribuir não apenas com capacidade operacional, mas também com o desenvolvimento da base industrial local.

Nas últimas semanas, uma equipe de especialistas da Embraer esteve no país báltico para avançar nas negociações. A agenda incluiu encontros com empresas do setor e visitas técnicas a instalações estratégicas ligadas a:

  • Manutenção, reparo e revisão (MRO);
  • Engenharia e desenvolvimento tecnológico;
  • Gestão da cadeia de suprimentos;
  • Inovação e parcerias com centros de pesquisa.

Segundo Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, a colaboração com a Lituânia representa mais que um contrato:

“Contribuiremos para as capacidades de defesa da Lituânia com a aeronave C-390 Millennium e, também, apoiaremos o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.”

➡️ Leia mais: Ações do Banco do Brasil (BBAS3) desabam e BTG vê risco “estrutural”; entenda

Embraer mira Europa

A iniciativa reforça a estratégia da Embraer de ampliar sua atuação na Europa e na OTAN, fortalecendo alianças e estabelecendo novas parcerias.

Recentemente, a companhia lançou projetos semelhantes com países como Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia.

Esse movimento ganhou força com a criação da Embraer Defesa Europa, uma unidade sediada em Lisboa, voltada para promover o C-390 Millennium no continente.

📊 A meta é criar centros de treinamento, ampliar o suporte técnico e aprofundar o relacionamento com as instituições de defesa da região.

EMBR3

EMBRAER
Cotação

R$ 78,75

Variação (12M)

88,06 % Logo EMBRAER

Margem Líquida

5,91 %

DY

0.34%

P/L

26,38

P/VP

3,18