Cade anuncia novas medidas contra Wellhub (ex-Gympass) por práticas anticompetitivas

Ação foi protocolada pela TotalPass, subsidiária da Smartfit (SMFT3).

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Publicado em 20/03/2025 às 13:17h - Atualizado 12 dias atrás Publicado em 20/03/2025 às 13:17h Atualizado 12 dias atrás por Wesley Santana
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

A disputa entre os aplicativos fitness está longe de terminar e ganhou um novo desfecho nesta semana. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu contra a Wellhub (anteriormente, Gympass) anunciando medidas contra os contratos de exclusividade.

⚖️ A decisão do órgão é uma resposta às concorrentes que atuam neste mesmo segmento e que denunciam o Gympass por práticas anticompetitivas. A TotalPass diz que o aplicativo rival firma contratos exclusivos com ao menos 205 da sua base em cada região, o que exclui a possibilidade de que elas consigam ganhar parte do mercado.

A decisão do Cade prevê a invalidação de todos os contratos assinados desde o fim de 2022 e proibindo que novos sejam realizados. Foi nesse período que a empresa assinou um acordo, que, na análise do Cade, foi descumprido pela companhia.

No ano passado, a Wellhub já havia sido multada em R$ 3 milhões pelo Cade por descumprir cláusulas do TCC (Termo de Compromisso de Cessação) que havia fechado. A multa aconteceu depois que foram registradas denúncias de que a empresa continuava a praticar exclusividade com academias.

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A TotalPass chegou a destacar que teve contratos rescindidos por causa de pressões feitas pela concorrente. Segundo a companhia, os contratos de exclusividade são formados, em sua maioria, com academias de alto padrão.

Em nota à imprensa, a Wellhub destacou que sempre atuou dentro dos parâmetros acordados com o Cade. “[A empresa] seguirá em defesa dos direitos das academias e estúdios de firmar parcerias estratégicas e, como consequência dessas parcerias, continuar recebendo investimentos para melhoria do seu negócio”, disse.

O Wellhub é o principal aplicativo de academias do Brasil, com quase 3 milhões de clientes espalhados pelo país. A empresa atua como um intermediário entre os consumidores e as empresas fitness oferecendo planos com menor custo.

Comum entre aplicativos

🏍️ Embora os aplicativos fitness estejam no foco desta vez, a disputa pela exclusividade é uma demanda bastante frequente entre aplicativos. Há alguns meses, a guerra estava concentrada nos apps de delivery que também denunciavam o iFood pela exclusividade.

Rappi, Uber Eats e até 99 Food entraram com diversas ações no Cade tentando bloquear a possibilidade de o iFood firmar contratos que inviabilizassem a operação dos concorrentes entre bares e restaurantes.