Cade anuncia novas medidas contra Wellhub (ex-Gympass) por práticas anticompetitivas
Ação foi protocolada pela TotalPass, subsidiária da Smartfit (SMFT3).

A disputa entre os aplicativos fitness está longe de terminar e ganhou um novo desfecho nesta semana. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu contra a Wellhub (anteriormente, Gympass) anunciando medidas contra os contratos de exclusividade.
⚖️ A decisão do órgão é uma resposta às concorrentes que atuam neste mesmo segmento e que denunciam o Gympass por práticas anticompetitivas. A TotalPass diz que o aplicativo rival firma contratos exclusivos com ao menos 205 da sua base em cada região, o que exclui a possibilidade de que elas consigam ganhar parte do mercado.
A decisão do Cade prevê a invalidação de todos os contratos assinados desde o fim de 2022 e proibindo que novos sejam realizados. Foi nesse período que a empresa assinou um acordo, que, na análise do Cade, foi descumprido pela companhia.
No ano passado, a Wellhub já havia sido multada em R$ 3 milhões pelo Cade por descumprir cláusulas do TCC (Termo de Compromisso de Cessação) que havia fechado. A multa aconteceu depois que foram registradas denúncias de que a empresa continuava a praticar exclusividade com academias.
🗣️ Leia mais: Isenção do IR deve passar no Congresso, mas entrave é a compensação
A TotalPass chegou a destacar que teve contratos rescindidos por causa de pressões feitas pela concorrente. Segundo a companhia, os contratos de exclusividade são formados, em sua maioria, com academias de alto padrão.
Em nota à imprensa, a Wellhub destacou que sempre atuou dentro dos parâmetros acordados com o Cade. “[A empresa] seguirá em defesa dos direitos das academias e estúdios de firmar parcerias estratégicas e, como consequência dessas parcerias, continuar recebendo investimentos para melhoria do seu negócio”, disse.
O Wellhub é o principal aplicativo de academias do Brasil, com quase 3 milhões de clientes espalhados pelo país. A empresa atua como um intermediário entre os consumidores e as empresas fitness oferecendo planos com menor custo.
Comum entre aplicativos
🏍️ Embora os aplicativos fitness estejam no foco desta vez, a disputa pela exclusividade é uma demanda bastante frequente entre aplicativos. Há alguns meses, a guerra estava concentrada nos apps de delivery que também denunciavam o iFood pela exclusividade.
Rappi, Uber Eats e até 99 Food entraram com diversas ações no Cade tentando bloquear a possibilidade de o iFood firmar contratos que inviabilizassem a operação dos concorrentes entre bares e restaurantes.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

Renda fixa isenta de IR: Quais CRAs e CRIs pagam acima de 15% ao ano até 2039?
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade dos investimentos que financiam empresas do agronegócio e do mercado imobiliário