Bolsonaro se diz "tranquilo" diante de possibilidade de prisão

O ex-presidente disse que a denúncia da PGR não passa de uma "narrativa".

Author
Publicado em 20/02/2025 às 15:36h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 20/02/2025 às 15:36h Atualizado 11 horas atrás por Marina Barbosa
Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado (Imagem: Shutterstock)
Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado (Imagem: Shutterstock)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (20) que está "tranquilo" diante da possibilidade de ser preso por uma tentativa de golpe de Estado.

🗣️ "Estou com a consciência tranquila, não tem nada contra a gente além das narrativas. Agora investiram nessa última de golpe", afirmou Bolsonaro, ao discursar para apoiadores em um evento do PL (Partido Liberal).

E seguiu: "Geralmente, quem dá golpe é quem ganha. O golpista não perde ou, se perder, ele está 'lascado'. Duro é quando é golpeado e te acusam de dar o golpe. Querem ter o prazo… 38 de anos de cadeia. Estou tranquilo".

A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou na terça-feira (18) uma denúncia contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Na avaliação da PGR, Bolsonaro liderou uma organização criminosa que tentou impedir o cumprimento do resultado das eleições de 2022. Além disso, sabia e teria concordado com o plano que pretendia "neutralizar" o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, e matar por envenenamento o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

⚖️Diante disso, a PGR acusou Bolsonaro de cinco crimes, cujas penas máximas chegam perto de 40 anos de prisão. Bolsonaro, no entanto, minimizou as acusações da PGR, dizendo que não passa de uma "narrativa".

"Eu estava lá [nos Estados Unidos] com o Pato Donald e o Mickey e tentei dar o golpe no dia 8 de janeiro aqui?", questionou, defendendo a anistia dos condenados pelos eventos do 8 de janeiro.

E completou: "É o tempo todo: 'Vamos prender o Bolsonaro'. Caguei para a prisão!".

O ex-presidente também disse, contudo, que "não poderia continuar vendo o meu país se deteriorar, se acabar, se afundar, um país onde se rouba a esperança do seu povo".

A denúncia da PGR

A PGR denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas dos seguintes crimes:

  • Liderança de organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

A denúncia, no entanto, ainda precisa ser analisada pelo STF. Só se o STF aceitar a denúncia é que Bolsonaro e os demais indiciados se tornarão réus e terão que responder a uma ação penal.