Argentina: dólar blue avança, mas bolsa reage mais forte

Índice Merval subiu 72% durante o semestre

Author
Publicado em 01/07/2024 às 18:48h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 01/07/2024 às 18:48h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Peso é a moeda oficial da Argentina. Foto: Shutterstock
Peso é a moeda oficial da Argentina. Foto: Shutterstock

🌎 Enquanto o dólar oficial se valoriza a curtos passos, a cotação paralela avança de forma rápida na Argentina. Nesta segunda-feira (1º), o dólar blue atingiu seu maior patamar da história, equivalente a 1365 pesos. 

Isso serve também para a divisa paralela do real, que chegou a 260 pesos para venda durante a tarde, segundo o jornal local Perfil. Nas casas de câmbio, que negociam pela cotação oficial, o valor era de 182, uma diferença de 63%.

A bolsa de valores da Argentina, por sua vez, caminha no sentido oposto com uma valorização inédita desde o começo do ano. O índice Merval, que é o principal indicador do balcão de Buenos fechou esta segunda em 1,5 milhão de pontos, mas chegou a performar acima de 1,6 milhão durante o dia, perto do recorde histórico.

🗳️ Leia mais: Extrema direita sai como vencedora em 1º turno na França, aponta projeção

No primeiro semestre, houve um avanço de 73% em pesos e de 25% em dólares. As ações que tiveram as melhores performances foram as ligadas aos serviços públicos e de bancos.

Embora positiva, a reação dos investidores está aquém da esperada pelo novo governo depois da aprovação da chamada Lei de Bases, que fui uma iniciativa para tentar desburocratizar a economia argentina. O texto foi proposto pelo atual presidente Javier Milei, mas passou por diversas mudanças no Congresso.