Aneel anuncia bandeira verde para energia em março, sem custo extra
Padrão tarifário deve permanecer sem alteração até o fim do mês

Os brasileiros poderão usar o ventilador sem preocupação durante o mês de março. Nesta sexta-feira (28), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a bandeira tarifária neste período será a de cor verde.
🪭 Com isso, a conta de luz segue no modelo mais econômico, sem custo extra pelo consumo. Desde dezembro, o órgão não anuncia mudança na bandeira tarifária.
“Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas”, afirmou a Aneel. “Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, diz nota do órgão.
O sistema de bandeiras está em vigor desde 2015, quando o Brasil passou por uma grave crise hídrica. Nesta época, os níveis dos reservatórios foram divididos em quatro faixas que ditam qual vai ser o total da conta de energia.
Quando os reservatórios estão em condição favorável, a Aneel aciona a bandeira verde, na qual se paga a conta sem acréscimos. Há, ainda, as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2, essa última sendo a mais crítica.
Quanto mais baixos os índices de águas no país, mais alta fica a conta de energia. O governo federal destaca que isso é necessário porque se usa outros modelos de geração de energia para suprir o consumo nacional.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.