Amazon avalia emitir sua própria moeda digital, diz jornal

Walmart também teria planos de entrar neste segmento; empresas querem baratear custos.

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Publicado em 13/06/2025 às 12:49h - Atualizado 14 horas atrás Publicado em 13/06/2025 às 12:49h Atualizado 14 horas atrás por Wesley Santana
Amazon é um e-commerce fundados nos EUA que se expandiu para vários países (Imagem: Shutterstock)
Amazon é um e-commerce fundados nos EUA que se expandiu para vários países (Imagem: Shutterstock)

Com o sucesso de empresas como a Tether, agora outras companhias estariam avaliando lançar suas próprias moedas digitais. Uma delas é a Amazon, que planeja lançar uma stablecoin vinculada ao dólar dos Estados Unidos.

🛒 Segundo informações do Wall Street Journal, as conversas nos bastidores ganharam mais ênfase depois que Donald Trump voltou à presidência dos EUA. O chefe da Casa Branca é um defensor do setor de criptomoedas, portanto, seria mais fácil lançar produtos como esse.

Ainda não está claro quais seriam os planos da Amazon em lançar sua própria stablecoin, mas essa pode ser uma maneira de oferecer aos consumidores uma nova modalidade de pagamento. Hoje, a maior parte dos produtos são pagos por meio dos cartões, o que pode mudar o jogo em benefício da big tech nos próximos anos com economia de taxas, por exemplo.

O jornal norte-americano ainda diz que o Walmart seria outra empresa a considerar esta opção para os próximos meses. As companhias foram procuradas pela imprensa, mas não responderam até a publicação desta reportagem.

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Esse tem sido um dos caminhos buscados pelas companhias para aumentar os lucros e diminuir seus gastos. Recentemente, a Shopify, uma das maiores empresas de e-commerce, disse que vai integrar seus sistemas à plataforma do dólar digital (USDC), stablecoin emitida pela Circle, ainda em 2025, como forma de baratear o custo das operações.

Uma stablecoin é uma moeda digital que circula no mercado e geralmente está atrelada a algum ativo real. O mercado já oferece opções pareadas no dólar, euro, ouro e outros.

Sucesso de IPO

No começo deste mês, a Circle fez seu IPO na bolsa de valores de Nova Iorque, onde precificou suas ações em US$ 31. Dias depois, o ativo se multiplicou e chegou a ser cotado em US$ 83, o que fez a abertura de capital ser considerada um sucesso.

Nesta sexta-feira (13), a situação é ainda melhor. Com alta de 12% no dia, os papéis operam perto dos US$ 120. Com isso, desde que chegou em NYSE, a companhia viu seu valor de mercado crescer 285%.

Ainda não se sabe se este é um movimento que deve se manter, mas o fato é que a Circle ainda tem um longo caminho pela frente. Isso porque sua principal concorrente, a Tether (USDT), tem quase o dobro da capitalização.