Luiz Barsi é de fato o investidor pessoa física que conseguiu se tornar bilionário com ações.

Isso porque ele não criou maior parte de sua fortuna sendo empreendedor em uma empresa própria ou herdou uma grande quantia.

Aliás ele foi engraxate, depois passou a trabalhar em uma corretora e hoje é bilionário, graças à sua disciplina a uma estratégia de longo prazo.

Assim, a disciplina nos investimentos focados em dividendos que multiplicaram sua renda mensal e construíram um patrimônio de mais de R$1,8 bilhão.

Ninguém que passe pelodo metrô de SP e vê esse senhorzinho de cabelos bem brancos seja simplesmente o maior investidor individual do Brasil.

“Hoje, posso afirmar sem engano que ações garantem o futuro” – Luiz Barsi.

Continue lendo para entender como Barsi saiu de engraxate para ser apelidado de Buffett Brasileiro.

De imigrante no cortiço a investidor

Luiz Barsi com sua filha.
Luiz Barsi e sua filha Louise. Foto por Divulgação.

Luiz Barsi, nascido em 1939, é filho de pais imigrantes, que logo ao 1 ano de idade teve que vivenciar a tragédia da morte de seu pai.

Ele e sua mãe, que vinha da Espanha após perder tudo em uma grande enchente na cidade, viviam em um cortiço no centro de São Paulo, no bairro do Brás.

Dessa forma, já aos seus 9 anos de idade trabalhava como engraxate para poder ajudar sua família.

Aos 14 anos, conseguiu um trabalho em corretora, que incentivou o jovem Barsi a estudar contabilidade, nascendo ali seu gosto por ler balanços de empresas.

Para termos noção do seu início, ele tinha que usar apenas um par de sapato dos dois que possuía. Pois, se gastasse os dois ao mesmo tempo, ficaria sem calçados para utilizar.

Apesar de todas as dificuldades que possuía, tendo que trabalhar em 3 empregos para sustentar sua família e conseguir investir, não deixou de lado os estudos.

Afinal, hoje é formado em Ciências Autuarias, Contabilidade, Direito e Economia. E ocupa a presidência do Conselho Regional de Economia de São Paulo. Além de estar em vários conselhos de administração de empresas públicas que ele é acionário, posição que anda transferindo aos poucos à sua filha, Louise Barsi.

Nesse sentido, Luiz era presidente do Conselho de Administração da Eternit até 2016. Mas, em 2017 Louise assumiu o posto de conselheira independente no conselho.

Ademais, ela busca continuar o legado de seu pai através de sua empresa Ações Garantem o Futuro, que ensina o método Barsi de investimentos.

Luiz Barsi: o rei da bolsa brasileira

Desde 1967 que Barsi atua na bolsa de valores, época que havia poucas empresas de capital aberto.

Entretanto, foi em 1972, que através de seu cargo como auditor viria a questionar a estrutura previdenciária do Brasil.

Chegando à conclusão que a previdência iria desmoronar na sua atual estrutura e que apenas dependia dele para ter uma renda mensal digna.

Segundo Luiz, ele estruturou alguns estudos teóricos sobre investimentos. Ao final do estudo, concluiu que as ações, historicamente, reúnem condições melhores de acumular um patrimônio capaz de gerar a renda mensal desejada.

Assim, Luiz Barsi “se apaixonou”, como ele descreve, pela ideia de se tornar como os grandes donos de empresas sendo um pequeno dono.

“Eu não invisto em ações como essência. Invisto em projetos empresariais com perspectivas de serem bem sucedidos. Ação é uma maneira de participar esses projetos” – Luiz Barsi.

Colocando à prova sua tese de investimentos

A primeira ação de Luiz Barsi foi a Anderson Clayton, uma empresa de capital estrangeiro de produtos alimentícios. Porém, teve de desistir de seu plano de comprar ações da empresa por 30 anos.

Afinal, as donas da Anderson Clayton eram duas senhorinhas de 80 anos que já não estavam com tanta força recusar ofertas de compras. E quem te alertou disso foi o próprio vice-presidente da companhia.

Após esse fato, Barsi buscou montar uma posição em CESP. Contudo, quando as ações da empresa subiram muito, concluiu que o preço fugiu dos fundamentos.

Assim, sua terceira ação marcou sua entrada no setor bancário que é um dos setores que ele mais gosta e considera como “perene”.

Desde seu início na bolsa, Barsi sempre adotou uma estratégia focada em montar o que ele chama de “Carteira de Previdência”. Basicamente consiste em comprar ações de empresas sólidas, com bom histórico de pagamentos de dividendos e, de preferência, a um preço bem atrativo. Para isso, duas qualidades são fundamentais: paciência e disciplina.

Seguindo a mesma lógica de investimento de Warren Buffett, Luiz Barsi é adepto da cartilha do Value Investing.

Por sua disciplina e paciência, após 10 anos do início de sua carteira, seu patrimônio já estava lhe gerando uma renda generosa, o que hoje chamaríamos de “Independência Financeira”.

Assim, com sua disciplina de economizar seu salário e reinvestir os dividendos, hoje sua fortuna ultrapassa os R$ 1,8 bilhão.

Como podemos perceber, Barsi fez toda sua fortuna somente investindo em ações. Foi uma jornada sem grandes emoções, pois seu jeito de investir é “linear” focado na renda mensal por dividendos.

O jeitão de Barsi

Rei da Bolsa e sua filha ainda usam o transporte público.
Apesar de sua fortuna, Barsi e sua filha ainda pegam o metrô de SP para ir ao trabalho. Foto Acervo Pessoal | Louise Barsi.

Apesar da carteira farta, Barsi ainda vai para seu “trabalho” na corretora Elite usando seu vale gratuito do metrô.

Ademais, sua moradia é bem modesta. Apesar de sua riqueza, continua morando em um bairro de classe média na zona leste de São Paulo.

Além de estar sempre aberto para conversar sobre investimentos, suas palestras são de imensurável valor.

Por sua personalidade humilde, Barsi sempre estende a duração dos encontros, contrariando os organizadores do evento.

Vamos ver agora um resumo dessas horas de conhecimento compartilhadas disponíveis no Youtube no tópico a seguir.

Como é a filosofia de Investimento do Luiz Barsi?

Apesar de bilionário, o maior investidor brasileiro mantém hábitos simples.
“A diferença entre especulador e investidor é que o especulador perde dinheiro. O investidor ganha dinheiro”- Luiz Barsi. Foto Acervo Pessoal.

O sr. Barsi segue a mesma filosofia de outros grandes investidores como Warren Buffett e Peter Lynch: Value Investing e buy-and-hold.

Assim, nessa aproximação de filosofias de investimento com Warren que Barsi ganhou seu apelido de Buffett Brasileiro, dentro outros como o Rei da Bolsa — do qual ele não gosta.

O principal ponto para sua postura nos investimentos é que Luiz se considera parceiro do projeto da empresa, como um dono.

Ademais, por essa visão, podemos considerar que Barsi seria um investidor ativo. Ou seja, quando ele compra ações, podemos esperar vê-lo no conselho das empresas.

Por exemplo, atualmente ele é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Unipar Carbocloro, empresa que detém 19,8% do capital da empresa.

Para Barsi: “hoje quem compra ações ou está distante desse mundo, não consegue entender onde é que ele tem remuneração. Porque, obviamente, a primeira coisa é: eu compro na baixa para vender na alta, que é o mercado especulativo. Mas, quem pensa só nesse propósito não leva em consideração o segundo aspecto que é: você precisa comprar um projeto. Se aquela empresa continua crescendo este ano, próximo ano, ano seguinte, ela vai repartir os lucros.”

Motivo de Luiz Barsi não investir em Renda Fixa

Por fim, devemos entender que o sr. Barsi em nenhum momento se preocupa com seu patrimônio, ele explica:

“Quem aplica um valor numa renda fixa ele ganha por valor aplicado. Quando você aplica em ações, você muda essa essência, você ganha em quantidade possuída. Então, se você tiver uma ação, você ganhará 1x o dividendo, se tiver um milhão de ações ganhará 1 milhão de vezes o dividendo”.

Em síntese, ele está buscando gerar renda mensal que é onde, em sua visão, a pessoa consegue usufruir dos ganhos.

Diferente das estratégias que visam o crescimento do patrimônio através da valorização.

Dessa forma o investidor terá de vender suas posições para poder usufruir do seu poder econômico. Porém, isso causará um efeito de redução do capital aplicado.

Portanto, para Luiz Barsi os dividendos é a melhor alternativa, por não ter de reduzir seu capital aplicado para poder desfrutar dos rendimentos.

Se você quiser saber mais sobre uma carteira de dividendos, temos um artigo sobre os 5 passos essenciais para montar a sua.

Frases de Luiz Barsi Filho

“Eu sempre torço para que o preço da ação caia para que eu tenha o máximo número de ações”

Para um investidor de valor, momentos de baixa no mercado representa oportunidades únicas de barganhas em empresas com bons projetos.

Aliás, Barsi é categórico quando questionado sobre especulação na Bolsa de Valores:

“A diferença entre o investidor e o especulador é que o investidor ganha e o especulador perde”

Assim, ele tem uma postura firme nos seus investimentos, comprando negócios e não ações.

Em uma de suas palestras ele nos compartilha um pouco da sua visão quando pensamos na função do Estado na economia:

“Provavelmente uma das razões mais importantes para meu sucesso é que eu nunca ter acreditado no governo”

Ademais, isso demonstra o motivo de ele ter chegado à conclusão da previdência ser um péssimo programa de aposentadoria, e que As Ações Garantem o Futuro — como foi apelidado seu projeto e agora, sua filha Louise transformou em uma empresa que transmite a filosofia de Luiz Barsi.

“Não tenha medo de comprar ações. Ações é, na minha opinião, é a melhor e mais generosa forma de investir na economia de um país.”

Nesse sentido, é comum as pessoas ainda temerem o mercado de ações. A cultura brasileira ainda não se adaptou para incorporar a Bolsa de Valores como método de investimento. Contudo, vemos muitas pessoas buscando mais sobre o assunto nos últimos anos.

Para finalizarmos e complementando esse ponto de investir em ações, Barsi diz:

“O brasileiro não deve ter medo de comprar ações… Evidentemente, não no sentido de investimento, mas para se tornar parceiro de um projeto.”

Ou seja, investir com foco e sabendo que você está comprando um negócio e não uma sigla no Home Broker que sobe e desce de valor.

Para se inspirar e aprender mais sobre investimentos, conheça nossa seção de personalidades. Há várias histórias de superação e sucesso para nos espelharmos.