Índice de Commodities Brasil (ICB): entenda o que é e como funciona?

Author
Publicado em 07/01/2021 às 12:10h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 07/01/2021 às 12:10h Atualizado 3 anos atrás por Redação
ICB-graph
O Índice de Commodities Brasil (ICB) é um índice que mostra os resultados das maiores commodities negociadas na Bolsa de Valores. Ele é útil para diferentes cenários e pode ser usado como uma ferramenta de tomada de decisão. Este e outros pontos serão discutidos neste artigo.

O que é uma commodity?

Entenda o que é uma commodity, produtos que compõe o ICB.

Entenda o que é uma commodity. Foto por Freepik.[/caption] Você já deve ter ouvido falar que milho, petróleo e soja são classificados como commodities. Mas o que isso significa? Se você traduzir commodity do inglês para o português no Google aparecerá como mercadoria. Então, são produtos de matéria-prima com as seguintes características:

  • Produtos de origem primária;
  • Produção e comercialização em escala global;
  • Pouca ou nenhuma industrialização;
  • Possibilidade de estocagem; e
  • Padrão uniforme de produção, sem diferenciação de marca.
A maior parte das negociações na Bolsa constam com commodities agrícolas (café, milho, soja, boi gordo, algodão) ou minerais (petróleo, ouro, etanol, gás natural, minério de ferro).A característica principal da precificação das commodities é que seu valor de mercado é estipulado pela oferta e demanda do mercado global.

Commodities e a economia brasileira

Todos sabemos que as exportações agrícolas são fundamentais para manter a balança comercial brasileira em superávit. Na verdade, o Brasil tem destaque mundial neste setor. Portanto, qualquer consequência de oscilação de preços pode ocasionar uma crise interna.Por exemplo, quando o dólar está alto, os produtores lucram mais exportando do que abastecendo o mercado interno. Empresas listadas na Bolsa que possuem negócios baseados em commodities (Vale, Petrobras, Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional, etc.) são afetadas positiva ou negativamente pelo cenário mundial de comercialização desses produtos.

Commodities e mercado financeiro

A negociação de commodities no mercado financeiro é realizada mais por empresas do que por pessoas físicas. O foco é fazer operações hedge com intuito de proteger o capital.Entretanto, há também interessados em negociar esses ativos para lucrar. Assim, precisam estar atentos a informações sobre o mercado. Um deles é o Índice de Commodities Brasil (ICB).Entenda o índice de commodities brasil (ICB)

Entenda o Índice de commodities Brasil (ICB). Foto por Freepik.[/caption]

O que é ICB?

O ICB é um índice que serve para mostrar o desempenho das principais commodities negociadas na Bolsa de Mercados e Futuros (BM&F). Temos um artigo falando sobre os índices da Bolsa no artigo sobre ETF. Clique aqui para saber mais.As commodities que podem ser negociadas com contratos futuros na B3 são:
  • Álcool anidro
  • Açúcar
  • Boi gordo
  • Café arábica
  • Etanol hidratado
  • Milho
  • Ouro
  • Soja
Contudo, não são todos que compõem o ICB. Para fazer parte deste índice, é preciso avaliar dois fatores: o nível de produção nacional e a liquidez, sendo esta segunda a mais importante.Atualmente, o ICB está com 38.694,45 pontos, sendo a contribuição em pontos por cada commodity:
  • Boi gordo – 18.374,31
  • Milho – 13.719,34
  • Café arábica 4/5 – 4.825,46
  • Etanol hidratado – 1.775,34
Todos os dados foram obtidos no site da B3.O gráfico da evolução do ICB ao longo dos anos está abaixo:Evolução história do índice de commodities brasil (ICB)

Evolução história do ICB. Fonte B3.[/caption]

Qual é a finalidade do ICB?

Este índice possui a finalidade de indicar aos investidores quais commodities estão em alta naquele momento do mercado. Por exemplo, o Boi Gordo é o ativo que mais está influenciando o índice neste momento de 2020.E não é para menos. Se você acompanha notícias com regularidade, verá que o preço da carne interna no mercado brasileiro está alto porque muitos produtores estão exportando. Afinal, como as vendas são feitas em dólar, é mais vantajoso financeiramente abastecer o mercado externo.Assim, o investidor de commodities inteligente com certeza aproveitou a oportunidade para ganhar dinheiro com a alta do dólar.

É possível negociar o ICB através de uma ETF?

Não existe uma Exchange Trade Fund (ETF) com o Índice de Commodities Brasil. Este índice é meramente ilustrativo, não pode ser negociado, diferente de outros índices, como o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) ou o Índice de Materiais Básicos (IMAT).Conforme dito anteriormente, o ICB é apenas um indicador gráfico que mostra quais commodities estão sendo mais negociadas na Bolsa de Valores. A partir da interpretação dele, pode-se tirar conclusões a respeito dos melhores investimentos na atual circunstância.

Vantagens e desvantagens de investir em commodities

Vale a pena investir em commodities?

Vale a pena investir em commodities? Foto por Freepik.[/caption] As commodities não são o principal ativo investido pelos participantes na B3. Como qualquer outro produto financeiro, as commodities possuem vantagens e desvantagens a serem exploradas neste papel. Vamos entender algumas delas a seguir.

Vantagens

As duas principais vantagens das commodities são a diversificação e a liquidez. Diversificar é sempre a chave do sucesso no mundo dos investimentos. Em especial, neste ano de 2020, isso mostrou ser muito sábio.As economias mundiais ruíram com a crise do coronavírus, porém as atividades rurais não pararam por causa disso. Afinal, não é necessário ter isolamento social na agricultura. O campo produziu muito bem e as exportações destes produtos foram muito boas, aproveitando também a alta do dólar.A liquidez de commodities também atrai investidores. Visto que são produtos de necessidade básica, são comprados por todos os países do mundo, em especial aqueles que importam muitos alimentos, como a China e União Europeia.

Desvantagens

A principal desvantagem de uma commodity é a imprevisibilidade. Ela é totalmente dependente da oferta e demanda, e são muitos fatores que podem contribuir negativamente para isso.O primeiro é o fator climático. Falta ou excesso de chuvas pode afetar a produção. Depois também tem o fator político, que pode atrapalhar as negociações comerciais entre países por brigas entre os representantes nacionais.Além disso, o fator econômico de um determinado país comprador gera influência nos preços praticados. Imagine se a China de uma hora para outra resolver cortar a importação de carne brasileira em 50%? Uma reação em cadeia ocorreria.Ou seja, o mercado de commodities é volátil em muitas ocasiões. Isso exige um conhecimento estruturado de comércio exterior e economia mundial para conseguir antecipar o comportamento de preços futuros.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o significado do Índice de Commodities Brasil (ICB) e as vantagens e desvantagens de se investir nestes produtos financeiros no mercado futuro.

Apesar de não ser possível investir diretamente no índice, ainda assim é uma ferramenta poderosa nas mãos de um investidor. Acredito que tenha interesse nesse meio de produção. Que tal descobrir se vale a pena investir no setor de bens industriais? Clique aqui para entender mais!