Comprar ações ou investir em fundos? Qual é a melhor opção para o seu perfil de investidor? Descubra aqui neste conteúdo especial sobre o assunto!

A pergunta do parágrafo anterior é na verdade uma dúvida muito comum de boa parte dos investidores e sobretudo daqueles que estão apenas começando a investir recursos na renda variável e mais precisamente no mercado de ações.

Se essa também é a sua dúvida, você chegou ao lugar certo! Nesse conteúdo, o Investidor 10 explicará em detalhes as principais diferenças entre as ações e os fundos de investimentos para que você possa conhecer muito bem o assunto e realizar as suas escolhas com maior segurança. Confira se é melhor comprar ações ou investir em fundos!

Comprar ações ou investir em fundos – O que são fundos de investimento?

Comprar ações ou investir em fundos
Gráficos de fundos de investimento? – Foto: Freepik

Os fundos de investimento em ações possuem o objetivo de reunir grupos de investidores interessados em aplicar recursos no mercado de ações de forma indireta.

Mas, como assim de forma indireta? Quem aplica recursos no mercado financeiro por meio dos fundos de investimentos, em geral não possui poder de decisão sobre as negociações de compra e venda de ações e outros papéis realizadas pelo fundo, uma vez que essa decisão cabe ao gestor do fundo, um especialista que fica responsável pelas tomadas de decisão.

No entanto, é sempre bom ressaltar que o gestor de um fundo de investimentos não possui liberdade irrestrita em suas decisões, afinal todo fundo precisa ter uma política de investimentos bem definida e conhecida pelos seus investidores. No caso dos fundos de investimento em ações, por exemplo, é obrigatório que ao menos 67% dos recursos sejam investidos em ações.

A saber, os gestores do fundo recebem uma remuneração previamente determinada e cobrada sobre o patrimônio aplicado pelo investidor. Essa é a remuneração paga pelos cotistas pelo trabalho dos administradores e gestores do fundo de investimento, sendo conhecida como taxa de gestão ou administração.

Além da taxa de gestão e administração, alguns fundos também podem cobrar a chamada taxa de desempenho, cobrada apenas, quando o fundo ultrapassa a rentabilidade esperada, um incentivo para que os gestores busquem sempre a tomada de decisões que maximizem os resultados dos fundos.

Vale destacar que além dos fundos em ações, existem muitos outros tipos, como por exemplo, os fundos cambiais, os fundos multimercado, os fundos imobiliários e os fundos de renda fixa, cada um deles com suas próprias características

Para participar em um fundo de investimentos, o investidor realiza a aquisição de cotas do fundo. Assim, como acontece no investimento direto em ações, essas cotas podem valorizar ou desvalorizar de acordo com o desempenho do fundo.

Comprar ações ou investir em fundos – Quando investir nos fundos de ações?

Comprar ações ou investir em fundos
Gráficos de ações – Foto: Freepik

O investimento em fundos de ações, costuma ser indicado para investidores que ainda conhecem pouco sobre a renda variável, ou então que não possuem tempo para acompanhar diariamente as notícias e movimentações do mercado ou até mesmo realizar análises.

Se você até hoje só investiu em opções da renda fixa, como tesouro direto, CDBs e a ultrapassada poupança e deseja obter um pouco mais de rentabilidade, os fundos de investimentos são uma boa opção para você.

Investindo em um fundo de investimentos, você terceiriza as suas decisões para especialistas e assim consegue reduzir significativamente os seus riscos. Além disso, você não precisa dispor de tempo para acompanhar o mercado e suas movimentações de perto, ficando o gestor do fundo com essa responsabilidade.

Comprar ações ou investir em fundos – Quando investir diretamente em ações?

O investimento direto em ações é mais indicado para aquelas pessoas que já possuem um certo nível de conhecimento e experiência na renda variável e que em virtude disso podem realizar suas próprias análises e tomadas de decisões da forma mais assertiva possível.

Ao investir direto em ações o investidor, assume seus riscos sozinho e precisa de tempo para acompanhar os acontecimentos que podem impactar nos resultados dos seus ativos. Por outro lado, esse investidor não possui custos com o pagamento de gestores e administradores e caso realmente seja um expert no mercado e tome boas decisões pode até mesmo obter ganhos superiores aos pagos pelos fundos de investimentos.

Qual é o seu perfil de investidor? A resposta para essa pergunta é o que irá definir qual é a melhor opção para você, o investimento direto em ações ou por meio dos fundos.

Mas, se você ainda não conseguiu definir a melhor opção para o seu perfil, continue conosco, nos próximos tópico listamos em detalhes as principais características dos fundos de investimento e também da aplicação direta em ações. Vale a pena conferir!

Comprar ações ou investir em fundos – Por que investir diretamente em ações?

Comprar ações ou investir em fundos
Gráfico da bolsa de valores – Foto: Freepik

Confira agora as principais características do investimento direto em ações:

Comprar ações ou investir em fundos – Maior rentabilidade: Uma das principais vantagens do investimento direto em ações diz respeito a sua rentabilidade em relação a outros tipos de aplicações. Rentabilidade essa que pode ser maximizada por investidores que conhecem a fundo e acompanham de perto o mercado.

Por outro lado, é preciso destacar, que por se tratar de um investimento da renda variável, as ações oferecem riscos, é a famosa regra: Quanto maiores os riscos, maiores as possibilidades de ganhos.

Para maximizar a sua rentabilidade equilibrando os riscos, sugerimos que você procure acompanhar os indicadores fundamentalistas das principais ações negociadas na Bolsa de Valores, aqui no Investidor 10.

Comprar ações ou investir em fundos – Ideal para quantias maiores: Uma das principais regras do investimento em ações, diz respeito a diversificação da carteira, o ideal segundo especialistas, é que cada investidor tenha ao menos 8 ações na sua carteira, preferencialmente de setores diferentes da economia, como estratégia para maximizar ganhos e reduzir riscos. 

Comprar ações ou investir em fundos – Você é o único responsável pelos seus resultados: Ao investir diretamente em ações você assume integralmente os riscos pelas suas análises e decisões. A grande vantagem aqui reside na possibilidade de obter altos ganhos e ter maior independência nas suas escolhas, enquanto que a desvantagem reside no fato de não existir um gestor especialista que tome as decisões por você.

Comprar ações ou investir em fundos – Menores custos: Investindo diretamente em ações você não precisará remunerar os gestores e administradores dos fundos de investimentos. Aqui, você é o gestor e a sua remuneração são os seus ganhos.

Comprar ações ou investir em fundos – Adequado para investidores com perfil moderado a arrojado: O investimento direto em ações é mais indicado para investidores que possuem um perfil moderado a arrojado e que estejam emocionalmente e financeiramente preparados para passar por possíveis momentos de perda, caso eles aconteçam.

Comprar ações ou investir em fundos – Por que investir em ações via fundos de investimentos?

Por que investir em ações via fundos de investimentos?
Desenho de gráfico e dinheiro – Foto: Freepik

Comprar ações ou investir em fundos – Riscos menores: Se você não está disposto a enfrentar o mesmo grau de risco das ações em si, mas deseja investir nelas visando maior rentabilidade, escolher um fundo de investimentos é a melhor opção para você.

Nos fundos de investimentos, seus recursos são geridos por especialistas de mercado, o que certamente reduzirá os seus riscos na renda variável.

Comprar ações ou investir em fundos – Exige menor conhecimento: Ao investir em fundos de investimentos, você em síntese entrega o seu capital para a gestão de terceiros, logo você não precisará se preocupar em conhecer muito sobre o assunto, afinal existe alguém que tomará as decisões por você.

Comprar ações ou investir em fundos – Diversificação mais acessível: Como falamos anteriormente, a diversificação da carteira é muito importante para a redução de riscos e para o sucesso do investidor. No entanto, diversificar quando estamos investindo diretamente em ações exige aportes significativos. Enquanto que nos fundos de investimentos, é possível adquirir cotas em fundos bem diversificado por R$ 100,00 por exemplo.

Comprar ações ou investir em fundos – Adequado para investidores com perfil conservador: O investidor conservador é aquele que busca preservar o seu patrimônio e por isso não está disposto a correr grandes riscos em busca de maiores rentabilidades. Se você valoriza a segurança em primeiro lugar, os fundos de investimentos é o seu melhor caminho.

Comprar ações ou investir em fundos – Resumo: Investir em fundos ou em ações?

Resumo: Investir em fundos ou em ações?
Quadrado com ponto de interrogação – Foto: Freepik

Após tudo o que observamos ao longo deste conteúdo, podemos chegar à seguinte conclusão: 

Investir em ações é a melhor opção para quem:

  • Possui conhecimento avançado do mercado;
  • Procura rendimentos fora da curva;
  • Está disposto a correr riscos maiores;
  • Possui tempo para acompanhar notícias e acontecimentos;
  • Sabe como realizar uma boa análise fundamentalista;
  • Deseja maximizar os seus ganhos, sem precisar contribuir com taxas de administração;
  • Possui perfil moderado ou arrojado.

Investir em fundos de ações é a melhor opção para quem:

  • Possui pouco conhecimento na renda variável;
  • Não deseja correr grandes riscos, mas deseja uma rentabilidade maior que a da renda fixa;
  • Não possui tempo para acompanhar de perto as notícias e acontecimentos do mercado;
  • Não sabe como realizar análises assertivas em ações;
  • Não se importa em pagar por taxas de administração em troca de maior segurança;
  • Possui perfil conservador.

Estamos chegando ao final deste conteúdo. Aqui você conheceu as principais características do investimento direto em ações e também via fundos imobiliários e portanto, teve a oportunidade de descobrir a melhor opção para o seu perfil de investidor.

Gostou do conteúdo e das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Investidor 10 e não deixe de seguir as nossas páginas nas redes sociais.

Aqui no Investidor 10 você tem acesso a uma série de conteúdos de alta qualidade e indicadores fundamentalistas das principais ações do mercado.