A Rocket Lab USA Inc. é uma empresa do setor de tecnologia, inserida na indústria aeroespacial e de defesa, especializada no desenvolvimento de veículos lançadores, satélites e soluções completas para acesso ao espaço.
Fundada por Peter Beck, a companhia foi criada com o objetivo de democratizar o acesso ao espaço, oferecendo lançamentos mais rápidos, frequentes e acessíveis para empresas, governos e instituições de pesquisa.
O portfólio da Rocket Lab inclui o foguete Electron, um dos principais veículos lançadores de pequeno porte do mercado, e o Neutron, atualmente em desenvolvimento, projetado para missões de carga maior e aplicações em constelações de satélites.
Além disso, a empresa fornece serviços de manufatura de satélites, integração de sistemas, propulsão espacial, gerenciamento de missões e operações orbitais.
A companhia também desenvolve tecnologias próprias, como motores Rutherford e Archimedes, estruturas avançadas de compósitos e sistemas de recuperação parcial de foguetes. Seus serviços são utilizados por clientes comerciais, agências governamentais e instituições ligadas à defesa e ciência espacial.
Com operações nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, a Rocket Lab mantém centros de lançamento, instalações de produção e laboratórios de pesquisa distribuídos estrategicamente para atender projetos globais.
A expansão para novos segmentos, como manufatura de satélites e serviços de constelações, reforça sua presença no mercado espacial.
Entre os fatores que influenciam suas operações estão o crescimento da demanda por lançamentos dedicados, a expansão das constelações de satélites, avanços tecnológicos em propulsão e regulação espacial, além da competição com empresas como SpaceX, Astra e Firefly Aerospace.
A estrutura operacional é composta por centros de lançamento em Mahia (Nova Zelândia) e Virgínia (EUA), unidades de fabricação de foguetes, instalações para desenvolvimento de satélites e equipes especializadas em engenharia aeroespacial, manufatura avançada e integração de missões.
As ações da Rocket Lab USA Inc. são negociadas na Nasdaq sob o ticker RKLB.
História e quando foi criada a Rocket Lab USA Inc.
A Rocket Lab foi fundada em 2006, na Nova Zelândia, por Peter Beck, com o objetivo inicial de desenvolver tecnologias de lançamento eficientes para o setor espacial emergente.
Durante os primeiros anos, a empresa conduziu testes experimentais e desenvolveu motores e componentes fundamentais para futuros lançadores.
Em 2013, a Rocket Lab transferiu sua sede para os Estados Unidos, com o intuito de expandir suas operações e facilitar contratos com o governo norte-americano. No mesmo ano, recebeu apoio da Lockheed Martin e passou a desenvolver o foguete Electron.
O primeiro lançamento orbital do Electron ocorreu em 2017, marcando a entrada oficial da empresa no mercado comercial de lançamentos. A partir daí, a companhia ampliou rapidamente sua capacidade operacional, aumentando a frequência de missões e expandindo sua infraestrutura.
Em 2021, a Rocket Lab realizou sua oferta pública inicial (IPO) por meio de uma fusão com a SPAC Vector Acquisition Corporation, passando a ser negociada na Nasdaq. O capital captado impulsionou o desenvolvimento do lançador Neutron e acelerou sua expansão em satélites e serviços espaciais integrados.
Entre 2020 e 2024, a Rocket Lab ampliou seu portfólio com a aquisição de empresas de tecnologia espacial, fortaleceu sua cadeia de manufatura e aumentou sua presença no mercado de constelações e serviços orbitais, consolidando-se como um dos principais players do setor de lançamentos de pequeno e médio porte.
Informações Complementares
A Empresa Rocket Lab USA Inc. (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 37,35 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 1,28 Bilhão.
A Empresa está listada no setor de Outros e categorizada na indústria de Outros.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 564,35 Milhões, que gerou um prejuízo no valor de $ -189,36 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de -197,27, um P/VP de 29,16 e nos últimos 12 meses a Empresa não pagou dividendos.
A Empresa é negociada no exterior através do ticker RKLB.