Vale (VALE3): “Direção atual só quer saber de vender ativos”, diz Lula
O presidente também discutiu os acordos relacionados às tragédias de Mariana e Brumadinho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez fortes críticas à atual administração da Vale (VALE3), sob a liderança de Eduardo Bartolomeo, durante uma entrevista à "Rádio Vitoriosa", de Minas Gerais (MG).
📋 Embora não tenha mencionado o executivo diretamente, Lula acusou a gestão da mineradora de se concentrar exclusivamente na “venda de ativos”, o que, segundo o petista, representa uma negligência em relação ao desenvolvimento e à criação de novas oportunidades para a empresa.
Com a mudança na liderança da Vale, Lula manifestou sua expectativa de que a nova administração, sob a direção de Gustavo Pimenta, atual vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com Investidores, adote uma postura mais “cuidadosa”. Além disso, o presidente destacou a necessidade de uma visão mais voltada para o crescimento sustentável da companhia.
Leia também: Camil Alimentos (CAML3) abre a porteira e busca arroz no Paraguai
🗣️ “Eu espero que a nova direção da Vale seja mais cuidadosa, pense mais no desenvolvimento da Vale, porque a direção atual só quer saber de vender ativos. Não quero saber de fazer novas pesquisas, de ter novos minerais”, comentou.
Lula também discutiu os acordos relacionados às tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais (MG), que envolveram a Vale. Segundo o presidente, o governo federal está próximo de concluir um acordo para que a empresa compense os danos causados por esses desastres ambientais. A conclusão do acordo deve ocorrer até o início de outubro.
💬 “Até o começo de outubro a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana e de Brumadinho. […] uma coisa que se arrasta há 10 anos, vários compromissos, tentativa de fazer acordo, decisões judiciais, e a Vale não cumpre. Agora, vai ter que cumprir”.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado