Vale (VALE3): “Direção atual só quer saber de vender ativos”, diz Lula

O presidente também discutiu os acordos relacionados às tragédias de Mariana e Brumadinho.

Author
Publicado em 06/09/2024 às 09:03h - Atualizado 9 dias atrás Publicado em 06/09/2024 às 09:03h Atualizado 9 dias atrás por Elanny Vlaxio
A conclusão do acordo de Mariana e Brumadinho deve ocorrer até o início de outubro.  (Imagem: Shutterstock)
A conclusão do acordo de Mariana e Brumadinho deve ocorrer até o início de outubro. (Imagem: Shutterstock)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez fortes críticas à atual administração da Vale (VALE3), sob a liderança de Eduardo Bartolomeo, durante uma entrevista à "Rádio Vitoriosa", de Minas Gerais (MG). 

📋 Embora não tenha mencionado o executivo diretamente, Lula acusou a gestão da mineradora de se concentrar exclusivamente na “venda de ativos”, o que, segundo o petista, representa uma negligência em relação ao desenvolvimento e à criação de novas oportunidades para a empresa. 

Com a mudança na liderança da Vale, Lula manifestou sua expectativa de que a nova administração, sob a direção de Gustavo Pimenta, atual vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com Investidores, adote uma postura mais “cuidadosa”. Além disso, o presidente destacou a necessidade de uma visão mais voltada para o crescimento sustentável da companhia.

Leia também: Camil Alimentos (CAML3) abre a porteira e busca arroz no Paraguai

🗣️ “Eu espero que a nova direção da Vale seja mais cuidadosa, pense mais no desenvolvimento da Vale, porque a direção atual só quer saber de vender ativos. Não quero saber de fazer novas pesquisas, de ter novos minerais”, comentou. 

Lula também discutiu os acordos relacionados às tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais (MG), que envolveram a Vale. Segundo o presidente, o governo federal está próximo de concluir um acordo para que a empresa compense os danos causados por esses desastres ambientais. A conclusão do acordo deve ocorrer até o início de outubro. 

💬 “Até o começo de outubro a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana e de Brumadinho. […] uma coisa que se arrasta há 10 anos, vários compromissos, tentativa de fazer acordo, decisões judiciais, e a Vale não cumpre. Agora, vai ter que cumprir”.