Uber leva multa bilionária por falha na proteção de dados

Empresa transferia informações pessoais da Europa para os Estados Unidos

Author
Publicado em 26/08/2024 às 15:52h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 26/08/2024 às 15:52h Atualizado 2 meses atrás por Wesley Santana
Uber é um aplicativo de táxi (Imagem: Shutterstock)
Uber é um aplicativo de táxi (Imagem: Shutterstock)

🚗 O Tribunal dos Países Baixos, na Europa, decidiu aplicar uma multa de 290 milhões de euros, equivalente a R$ 1,7 bilhão, à Uber (U1BE34) por falha na proteção de dados. A Justiça entendeu que a empresa de táxi recolheu informações sensíveis dos condutores cadastrados em sua plataforma.

No processo, a Agência para a Proteção de Dados dos Países Baixos (APD) apurou que a Uber teria feito as transferências desses dados para os Estados Unidos sem a devida segurança para proteger as informações. A entidade alega que essa é uma violação grave o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da Europa.

"Na Europa, o GDPR protege os direitos fundamentais das pessoas, exigindo que empresas e governos lidem com dados pessoais com o devido cuidado", alertou o presidente da APD, Aleid Wolfsen. “A Uber não atendeu aos requisitos do GDPR para garantir o nível de proteção aos dados no que diz respeito às transferências para os EUA. Isso é muito sério”.

🚨 Leia mais: CEO do Telegram enfrenta nova prorrogação de prisão na França: entenda

Entre os dados coletados durante 2 anos pela companhia estavam: licenças de condutor, geolocalização, fotos, detalhes de pagamento e documentos de identidade. Houve casos, também, em que a empresa transferiu dados criminais e médicos dos motoristas, ainda segundo as autoridades holandesas.

Essa é a terceira multa aplicada à Uber no intervalo de seis anos, sendo a de maior valor. A companhia diz que vai entrar com um recurso contra a decisão.