2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), está avaliando antecipar a nomeação do seu indicado para substituir Jerome Powell na presidência do Fed (Federal Reserve), segundo reportagem do WSJ (Wall Street Journal) publicada na última quarta-feira (25).
🗣️ De acordo com a publicação, a decisão pode acontecer antes do fim do mandato de Powell, previsto para maio de 2026. “Como o novo presidente só assumirá o cargo em maio do ano que vem, anunciar a escolha neste verão ou outono seria muito mais cedo do que o tradicional período de transição de três a quatro meses”, diz o texto.
Na cúpula da Otan, Trump já afirmou ter em mente três a quatro nomes para sucessão. Segundo o WSF, entre os nomes cotados estão:
Os nomes cotados chegam em momento de ida e volta nas falas do governo Trump sobre uma possível demissão de Powell do cargo no Fed. Meses atrás, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, sinalizou que o governo estava considerando demitir Powell do comando.
Na sequência, Trump declarou que a escolha do próximo presidente do Fed seria feita em breve. "Eu poderia dizer, mas acho que não farei isso", provocou Trump no Air Force One ao ser questionado sobre uma possível demissão de Powell do Fed. E continuou: "Tenho uma boa ideia de quem pode ser (o processo a ocupar o cargo)".
🤑 Recentemente, porém, o republicano disse não ter planos de demitir Powell apesar de dias antes ter afirmado que “em breve” nomearia seu próprio indicado para comandar o Fed. "As notícias falsas estão dizendo: ‘Ah, se você o demitisse, seria tão ruim, seria tão ruim.’ Eu não sei por que seria tão ruim, mas eu não vou demiti-lo,” disse Trump em um evento na Casa Branca.
No entanto, Trump renovou suas críticas ao presidente do Fed por não cortar os juros com agilidade. “Nós o chamamos de ‘Sr. Tarde Demais’, certo?”, disse Trump. “Digamos que haja inflação. Daqui a um ano, aumentem os juros. Eu não me importo, aumentem. Eu sou a favor. Eu serei o primeiro a ligar para você". E finalizou: “Ele vai estar atrasado para isso também.”
Ainda nesta semana, o republicano criticou o Fed e Powell e disse que as taxas de juros americanas deveriam estar pelo menos três pontos percentuais mais baixos. “Deveríamos estar pelo menos dois a três pontos mais baixos. Se as coisas mudarem para o negativo depois, aumentem a taxa”, disse. Atualmente, os juros estão na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano nos EUA.
Leia também: .Cessar-fogo em xeque: Trump diz que Israel e Irã violaram acordo
🔎 “Eu tento de todo jeito. Sou desagradável. Sou simpático. Nada funciona. Ele (Powell) é simplesmente uma pessoa estúpida”, disse Trump em um evento na Casa Branca. Além disso, o republicano manifestou interesse em suceder Powell, que permanece no cargo até maio de 2026. “Talvez eu devesse ir para o Fed. Eu posso me nomear?”, indagou Trump.
Powell, porém, já disse que o Fed precisa de mais tempo para verificar se o aumento das tarifas elevará a inflação antes de pensar em um corte nos juros. “Os aumentos nas tarifas este ano provavelmente elevarão os preços e pesarão sobre a atividade econômica”, disse em depoimento preparado para audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?