2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🚨 Durante discurso no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo nesta sexta-feira (20), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestou preocupação com o cenário geopolítico atual e disse temer que o mundo esteja se aproximando de uma Terceira Guerra Mundial.
A fala, embora feita em tom sóbrio, foi marcada por um alerta claro sobre o aumento das tensões globais e a escalada de conflitos com potencial destrutivo.
Segundo Putin, o mundo vive hoje um “grande potencial de conflito”, que estaria “crescendo diretamente sob nossos narizes”.
Ele destacou como fontes de preocupação a guerra entre Rússia e Ucrânia, os desdobramentos do confronto entre Israel e Irã e a instabilidade em torno das instalações nucleares iranianas — onde técnicos russos estão envolvidos na construção de dois novos reatores.
“Isso é perturbador. Estou falando sem nenhuma ironia, sem nenhuma piada”, disse o presidente russo. “É claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo e nos afeta diretamente.”
Putin destacou particularmente a preocupação com o Irã, onde a presença de especialistas nucleares russos se tornou uma questão sensível diante da instabilidade regional.
➡️ Leia mais: Juros, agro e eleições: os riscos que mantêm BB (BBAS3) fora do radar do JPMorgan
A tensão em torno dos programas nucleares iranianos, que vêm sendo alvo de pressões internacionais, soma-se ao temor de que qualquer incidente na região possa desencadear uma reação em cadeia envolvendo potências globais.
Apesar do tom alarmante, Putin afirmou que a prioridade da Rússia deve ser a busca por soluções diplomáticas.
“Isso exige, é claro, não apenas nossa atenção cuidadosa aos eventos que estão ocorrendo, mas também a busca de soluções, de preferência por meios pacíficos, em todas as direções”, declarou.
❌ As falas do presidente ganham relevância num momento em que o mundo acompanha com apreensão os desdobramentos de múltiplas crises simultâneas — incluindo o prolongamento da guerra na Ucrânia, ataques a instalações militares no Oriente Médio e incertezas econômicas provocadas por sanções e tensões comerciais.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?