Procedimento de Lula foi um sucesso, diz médico do presidente

Ele deve ficar no hospital por mais alguns dias.

Author
Publicado em 12/12/2024 às 11:50h - Atualizado Agora Publicado em 12/12/2024 às 11:50h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O presidente está "acordado e conversando", segundo boletim (Imagem: Shutterstock)
O presidente está "acordado e conversando", segundo boletim (Imagem: Shutterstock)

O procedimento médico realizado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (12) foi considerado um sucesso pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, responsável por seu atendimento. Segundo o médico, o presidente encontra-se acordado e conversando.

🗣️ “Procedimento acabou de terminar. Começou às 7h15 da manhã. Foi com sucesso, conseguimos embolizar aquela artéria. Presidente está acordado, conversando”, disse Kalil Filho.

O procedimento, de caráter não cirúrgico, teve início entre 7h10 e 7h15 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com duração inferior a uma hora. O cardiologista Kalil Filho, responsável pelo atendimento do presidente, informou que mais detalhes sobre o procedimento serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para as 10h (horário de Brasília).

Leia também: Emendas Pix: Governo facilita a vida dos políticos na hora de mandar recursos

O presidente foi submetido a um procedimento de embolização da artéria meníngea média, com o objetivo de prevenir novas hemorragias cerebrais. A intervenção médica visa o fechamento de pequenos vasos sanguíneos que causaram o sangramento anterior, ocorrido na madrugada de terça-feira e que demandou uma cirurgia de emergência para drenagem.

💬 Segundo comunicado, o presidente deve ficar no hospital por mais alguns dias e voltar para Brasília na próxima semana. Em boletim divulgado na última quarta-feira (11), a equipe médica disse que Lula realizou fisioterapia e estava bem. "Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares", diz ainda o informe do hospital.