PIB dos EUA sobe 2,8% no 3º trimestre de 2024

O consumo das famílias foi o principal motor da expansão econômica.

Author
Publicado em 30/10/2024 às 11:36h - Atualizado Agora Publicado em 30/10/2024 às 11:36h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O setor imobiliário registrou uma queda de 5,1% (Imagem: Shutterstock)
O setor imobiliário registrou uma queda de 5,1% (Imagem: Shutterstock)

O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA (Estados Unidos) avançou 2,8% no terceiro trimestre de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo BEA (Bureau of Economic Analysis). O resultado ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas da "Bloomberg", que projetavam um crescimento de 2,9%.

📊 O consumo das famílias foi o principal motor da expansão econômica americana neste período. Apesar de ter desacelerado em relação ao trimestre anterior, a economia dos Estados Unidos continua mostrando força, segundo o Departamento do Comércio americano.

Enquanto o consumo das famílias americanas apresentou forte crescimento de 3,7%, impulsionado pela menor inflação, o setor imobiliário registrou uma queda de 5,1% nos investimentos. Os investimentos não residenciais, por sua vez, cresceram 3,3%.

Empregos em outubro

💻 De acordo com pesquisa da ADP, divulgada nesta quarta-feira (30), o setor privado norte-americano criou 233 mil novos postos de trabalho em outubro. Já o relatório Jolts, divulgado na última terça-feira (29), mostrou que o número de vagas de emprego diminuiu para 7,4 milhões em setembro.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas, que previam um recuo para 7,9 milhões. Além disso, o número de vagas em agosto foi revisado para 7,9 milhões.

Leia também: Elon Musk é acusado de ter trabalhado ilegalmente nos EUA