ANP libera Petrobras (PETR4) para voltar a perfurar na Foz do Amazonas
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
A Petrobras (PETR4) registrou um volume recorde de vendas de asfalto em 2023. Segundo dados publicados nesta quinta-feira (4), a companhia comercializou 2,5 milhões de toneladas do produto, o melhor desempenho desde 2014.
📈 De acordo com a Petrobras, o resultado se deve "à eficiência e à disponibilidade operacional do parque de refino" de atender a demanda decorrente de obras de pavimentação. A companhia citou órgãos públicos e concessões rodoviárias como os principais compradores de asfalto.
Leia também: Inepar (INEP4) evita saída da B3 e ações voltam ao pregão
A Petrobras disse ainda que, devido a esse recorde, também atingiu números inéditos de venda de asfalto em seis de suas refinarias:
Segundo a Petrobras, as cinco primeiras refinarias atingiram o maior volume de venda de asfalto desde 2014. Já a Refap teve o melhor deempenho desde 2011, quando foi reincorporada ao sistema Petrobras.
A companhia não informou o valor financeiro movimentado pelas vendas de asfalto, nem dados sobre outros produtos, como os combustíveis.
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?