Petrobras (PETR4) pode ajudar a lidar com alta do petróleo, diz nº 2 de Haddad

Segundo Durigan, a política de preços da estatal seria uma "mitigação" importante no momento.

Author
Publicado em 23/06/2025 às 12:11h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 23/06/2025 às 12:11h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
Dario Durigan é o secretário-executivo do Ministério da Fazenda (Imagem: Shutterstock)
Dario Durigan é o secretário-executivo do Ministério da Fazenda (Imagem: Shutterstock)

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta segunda-feira (23) que a política de preços da Petrobras (PETR4) pode ajudar a conter os efeitos de uma eventual disparada do petróleo no Brasil.

Em entrevista à "Rádio CBN", Durigan admitiu que o preço do petróleo tende a subir diante da escalada da guerra no Oriente Médio. Contudo, indicou que o governo pode agir para tentar conter esse impacto no mercado doméstico.

"Vamos acompanhar de perto. Acho que algumas mitigações, como a política de preços da Petrobras, são bem-vindas neste momento", declarou o braço-direito do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Durigan não espera, portanto, um "aumento fora de controle" da inflação no Brasil. Contudo, afirmou que também é importante observar o comportamento do dólar nos próximos dias. Afinal, a moeda tende a subir em momentos de incerteza, o que também pode pressionar a inflação.

"Quando há um movimento de buscar segurança no mercado, moedas de países em desenvolvimento, como a nossa, e mesmo ativos variáveis, como os ativos de bolsa, podem acabar sendo rejeitados ou vendidos nesse momento, em benefício de moedas fortes como o dólar", lembrou Durigan.

💵 A alta do petróleo e do dólar é esperada devido à escalada da guerra no Oriente Médio. Depois que os Estados Unidos atacaram as principais instalações nucleares do Irã, o governo iraniano indicou que vai usar "todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo".

Uma das opções em estudo no Irã é o fechamento do Estreito de Ormuz, canal marítimo que permite o transporte de 30% do petróleo mundial, o que levaria à redução da oferta e ao consequente aumento do preço da commodity.

A política de preços da Petrobras

A Petrobras acabou com a PPI (Política de Preço de Paridade de Importação) no início deste governo Lula (PT), para dar mais estabilidade aos preços dos combustíveis no Brasil.

Desde então, a estatal segue uma "política abrasileirada" de preços, como diz a sua presidente, Magda Chambriard.

Dessa forma, a companhia considera a cotação internacional do petróleo, mas também referências do mercado doméstico ao definir os preços dos combustíveis.

Além disso, os repasses de preços não tendem a ser automáticos. Segundo Magda Chambriard, o assunto agora é definido de forma quinzenal na Petrobras.

Dividendos extraordinários

A alta do preço do petróleo, por outro lado, pode turbinar as receitas da Petrobras e, assim, abrir caminho para o pagamento de dividendos extraordinários neste ano.

O governo já admitiu estar negociando o pagamento, já que os dividendos podem ajudar no cumprimento da meta fiscal neste ano. Contudo, Magda Chambriard disse que o provento depende do preço do petróleo.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 32,88

Variação (12M)

1,58 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

9,70 %

DY

16.92%

P/L

8,81

P/VP

1,07