Petrobras (PETR4) bate recorde na produção de óleo e gás

Recordes no terceiro trimestre e no mês de setembro se devem, sobretudo, à produção no pré-sal

Author
Publicado em 16/10/2023 às 20:04h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/10/2023 às 20:04h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Petrobras/Divulgação)
(Petrobras/Divulgação)

A Petrobras (PETR4) bateu recordes na produção de óleo e gás no terceiro trimestre e no mês de setembro de 2023. Com isso, a petroleira deve revisar a meta de produção operada para o ano.

Segundo a companhia, a produção operada de óleo e gás alcançou 3,98 milhões de barris de óleo equivalente por dia no terceiro trimestre de 2023. O volume é 7,8% superior que o do segundo trimestre e representa um recorde trimestral de produção.

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (16), a Petrobras informou que o desempenho de setembro também foi recorde. No mês, a estatal produziu 4,1 milhões de barris de óleo equivalente por dia, um volume 6,8% maior que o registrado em agosto.

Leia também: Petróleo: EUA podem reduzir sanções à Venezuela

De acordo com a petroleira, os recordes se devem especialmente ao crescimento da produção do pré-sal. Em setembro, a produção operada da região atingiu pela primeira vez a marca de 3,43 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

“Esse resultado se deve principalmente ao crescimento da produção (ramp-up) das plataformas Almirante Barroso, que opera no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu – ambas no pré-sal da Bacia de Santos – e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador – que operam na Bacia de Campos”, afirmou a Petrobras.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, lembrou que quatro novas plataformas de produção entraram em operação desde dezembro de 2022. E a estatal pretende colocar outra plataforma em funcionamento até o fim de 2023: a plataforma de Sepetiba, no campo de Mero. Juntas, as cinco novas unidades devem agregar 630 mil barris à capacidade de produção de óleo da empresa.

Novo guidance

A Petrobras está revisando o seu guidance de produção operada de óleo e gás diante dos resultados recordes. Os novos números devem ser divulgados junto com o balanço do terceiro trimestre, em 9 de novembro. Hoje, a meta de produção de óleo e gás da Petrobras é de 2,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2023.