O que se sabe sobre o acidente de avião em Ubatuba (SP)

O piloto não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Author
Publicado em 09/01/2025 às 16:10h - Atualizado Agora Publicado em 09/01/2025 às 16:10h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O acidente ocorreu na praia do Cruzeiro (Imagem: Divulgação)
O acidente ocorreu na praia do Cruzeiro (Imagem: Divulgação)

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após um avião de pequeno porte tentar pousar em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. De acordo com as informações preliminares do Corpo de Bombeiros, no momento da manobra, a aeronave perdeu o controle e parou apenas quando chegou na areia da praia do Cruzeiro. 

✈️ Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave transportava três adultos e duas crianças. Vídeos divulgados nas redes sociais registraram o momento em que uma criança foi resgatada da aeronave, que se encontrava em posição invertida após o impacto. O piloto não resistiu aos ferimentos e faleceu. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dos demais ocupantes.

A aeronave ultrapassou as barreiras do aeroporto, atravessando uma praça, uma rodovia e explodindo próximo a uma pista de skate na praia. Segundo a capitã Karoline Burunsizian, responsável pela comunicação da equipe marítima dos bombeiros, todas as vítimas estavam no interior do avião, com o piloto imobilizado.

Leia também: Presidente do Fed da Filadélfia diz que espera corte de juros

A Rede VOA, empresa concessionária responsável pela administração do aeroporto de Ubatuba, divulgou um comunicado informando que a aeronave de prefixo PR GFS, um Cessna Citation 525 CJ1, decolou do aeroporto municipal de Mineiros, em Goiás, transportando cinco ocupantes. Ao tentar realizar o pouso em Ubatuba, a aeronave enfrentou condições climáticas adversas, com "chuva e pista molhada", conforme descrito pela própria concessionária. 

🗣️ Em nota divulgada no site da Prefeitura de Ubatuba, a Rede VOA disse ainda que a aeronave atingiu duas pessoas que se estavam na orla: uma mulher e uma criança. Ambas as vítimas foram socorridas e estão vivas. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba, enquanto o corpo do piloto foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Caraguatatuba.

Por meio de nota, a Aeronáutica informou que "investigadores do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência".