Mudança na B3: Pregão termina mais tarde em novembro e alguns ativos vão até 20h
Novas regras entram em vigor em 3 de novembro; futuro do Ibovespa vai até 18h25 e negociação de Bitcoin pode avançar até 20h.

Nesta quarta-feira (15), a B3 (B3SA3) informou ao mercado que a negociação de ativos na bolsa de valores passará a ter novos horários a partir de 3 de novembro. A mudança faz parte de uma adequação ao fim do horário de verão nos Estados Unidos e nos países da Europa.
A principal diferença é que o mercado à vista de ações vai finalizar suas negociações às 17h55, mantendo o horário de abertura atual. O call de fechamento deve ir até as 18h, sem o chamado “after market”.
As negociações do futuro do Ibovespa serão realizadas entre as 9h e as 18h25, segundo informações da B3. O mercado de balcão organizado, por sua vez, também deve ser fechado às 17h55, junto com os fundos de investimento, mantendo o mesmo horário de abertura.
Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que replicam ações de empresas estrangeiras na B3, e o mercado de opções ficarão disponíveis entre 10h e 18h.
Leia mais: B3 (B3SA3): Nº de empresas listadas na Bolsa é o menor em quase 5 anos
Os ETFs de renda variável, que são fundos de índices, serão negociados das 10h05 às 17h55, contando com uma pré-abertura às 9h45. Já os ETFs de renda fixa estarão abertos entre 10h e 16h55.
A redução no horário de negociações foi realizada em março deste ano, com a entrada em vigor de um novo fuso horário no hemisfério norte. Pelo menos duas vezes ao ano, há mudanças no funcionamento da B3 por causa da programação das bolsas de Nova York e de alguns países da Europa, como Alemanha e Reino Unido.
Bolsa até 20h?
Também a partir das próximas semanas, a bolsa de valores deve estender sua operação até as 20h para algumas operações. O novo horário deve começar para a negociação de futuros de Bitcoin, mas logo ser expandido para outros tipos de ativos disponíveis na B3.
“Vamos fazer essa mudança de forma suave e construtiva”, afirmou o vice-presidente de Produtos e Clientes da B3 (B3SA3), Luiz Masagão. “O mundo é globalizado, e há ativos brasileiros sendo negociados em Nova York, Londres e Cingapura, em horários (no Brasil) em que não conseguem se posicionar, porque o mercado está fechado”, justificou.

B3SA3
B3R$ 12,73
19,28 %
44,65 %
2.21%
13,92
3,40

B3 (B3SA3): Nº de empresas listadas na Bolsa é o menor em quase 5 anos
Mas outras 10 companhias ainda podem deixar a B3 em breve, veja quem são.

B3 (B3SA3): Volume de ações na B3 tem queda de 0,4% em setembro
O giro de mercado ficou em 123,1%, superior aos 119,3% de um ano antes.

Selic: Veja quem ganha e quem perde na B3 com o ciclo de corte dos juros
Se confirmada, a mudança de trajetória da Selic pode redesenhar o mapa da B3, beneficiando alguns setores mais do que outros.

Olá, B3: Empresa terá ações negociadas a partir de 2 de outubro de 2025
Companhia independente especialista em projetos de geração de energia renovável está chegando ao segmento básico.

B3 (B3SA3) faz aquisição para avançar no mercado de crédito
B3 fechou a compra de 60% da Central de Registro de Direitos Creditórios.

B3 (B3SA3) distribuirá R$ 402,5 milhões aos acionistas; saiba quando
Dona da bolsa de valores brasileira aprova pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP).

Fim do limite de horário? Tesouro Direto poderá ser negociado 24 horas no Brasil
Hoje, os papéis do Tesouro Direto podem ser negociados apenas entre 9h30 e 18h, o que limita a flexibilidade dos investidores.

Brasil terá 1º túnel submerso em Santos-Guarujá; veja valor
Grupo português vence leilão da travessia que ligará duas cidades do litoral paulista.