Microsoft conclui compra da Activision Blizzard, dona do Candy Crush

Com negócio, bigtech se torna a terceira maior empresa de jogos do mundo no quesito receita

Author
Publicado em 13/10/2023 às 16:53h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 13/10/2023 às 16:53h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Jogos como Candy Crush, Diablo e Guitar Hero agora passam a fazer parte da Microsoft. Foto: Divulgação
Jogos como Candy Crush, Diablo e Guitar Hero agora passam a fazer parte da Microsoft. Foto: Divulgação

A Microsoft (MSFT) concluiu a compra da empresa americana de games Activision Blizzard (ATVI). Com isso, jogos como Candy Crush, Call of Duty, Diablo, Guitar Hero e World of Warcraft passam a fazer parte do portfólio da big tech.

A Microsoft anunciou a intenção de comprar a Activision Blizzard em janeiro de 2022, mas só nesta sexta-feira (13) o negócio foi autorizado pelo órgão regulador britânico, CMA. A aquisição foi contestada pela reguladora americana, FTC, pelo risco de que a Microsoft limitasse o acesso a certos games, prejudicando os jogadores. Contudo, em julho, a Justiça dos Estados Unidos deu aval para a compra.

Leia também: GetNinjas (NINJ3): Reag nega relação societária com Arc e WHG

Conforme anunciado em janeiro de 2022, a Microsoft pagou US$ 68,7 bilhões para adquirir a Activision Blizzard. Com isso, a big tech se torna a terceira maior empresa de jogos do mundo no quesito receita, atrás apenas de Tencent Holdings e Sony.

Games

“Hoje, nós damos oficialmente as boas-vindas à Activision Blizzard e suas equipes no Xbox”, disse o CEO do Microsoft Gaming, Phil Spencer. “Começamos um novo capítulo, ao nos tornarmos oficialmente parte da família Microsoft, nos unindo à incrível equipe do Xbox e criando juntos o futuro dos jogos”, reforçou a Activision Blizzard, em nota.

Segundo a Microsoft, o trabalho de inserção dos jogos da Activision Blizzard no Game Pass, o serviço de assinatura de jogos eletrônicos da Xbox,  já começa nesta sexta-feira (13). Contudo, o CEO do Microsoft Gaming garantiu que o acesso aos games continuará liberado.

“Se você joga no Xbox, PlayStation, Nintendo, PC ou celular, você é bem-vindo aqui –e continuará sendo bem-vindo, mesmo que o Xbox não seja o lugar onde você joga sua franquia favorita”, afirmou Phil Spencer, que ainda prometeu ampliar o acesso aos jogos.