Mercedes-Benz anuncia serviço de locação de caminhões

O investimento previsto para a nova operação é de R$ 200 milhões

Author
Publicado em 11/02/2024 às 15:47h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 11/02/2024 às 15:47h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Mercedes-Benz - Shutterstock
Mercedes-Benz - Shutterstock

A Mercedes-Benz anunciou, na última semana, o lançamento da Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus. O investimento previsto para a nova operação é de R$ 200 milhões até 2024, incluindo aquisição de caminhões e equipamentos.

O CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, Hilke Janssen, destaca que há um grande potencial de crescimento no segmento de locação, considerando que atualmente apenas 2% da frota de caminhões e ônibus no país é alugada.

A empresa espera que o aumento na demanda por locação de caminhões e ônibus seja impulsionado pelas mudanças tecnológicas no setor. “Estamos em um momento de muitas transformações e comprar um caminhão é assumir um risco diante dos incentivos governamentais a novas tecnologias ou mesmo regras obrigando a adotar essas mudanças" afirma Janssen.

A estratégia da Mercedes-Benz é iniciar com oferta de locação aos clientes que já financiam caminhões com a empresa. Janssen enfatiza que não espera que os clientes que financiam a frota migrem totalmente para a locação, mas que o aluguel seja uma opção complementar.

Ele sugere que, para manter o mesmo orçamento, mas investir em novas tecnologias, os clientes podem financiar parte do valor e alugar o restante.

Atualmente, a marca não possui lojas próprias de locação. Em vez disso, a empresa conta com negociadores que, além de vender caminhões da Mercedes-Benz, oferecerão a opção de locação.

As locações inicialmente serão para caminhões e, posteriormente, para ônibus. O CEO afirma que a empresa adotará uma abordagem conservadora no início, para entender melhor o mercado e as necessidades dos clientes, mas planeja um crescimento constante com diversificação dos serviços e da frota.

Com o amadurecimento da operação, a Mercedes-Benz almeja transformar o negócio em um modelo one-stop, onde os clientes possam financiar, alugar e segurar a frota em um único local.