Madonna no Rio: impacto financeiro pode chegar a R$ 300 milhões, diz prefeitura

Show gratuito deve movimentar até 30 vezes mais do investimento feito pelo munícipio

Author
Publicado em 03/05/2024 às 15:38h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 03/05/2024 às 15:38h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Apresentação musical será gratuita em Copacabana. Foto: Shuterstock
Apresentação musical será gratuita em Copacabana. Foto: Shuterstock

🎤 Uma das principais artistas do mundo deve se apresentar neste sábado (4) nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, o show de Madonna deve receber mais de 1,5 milhão de pessoas, que também vão gerar um impacto milionário.

Os efeitos da apresentação começam na hotelaria carioca, que, nos arredores do evento, já tem 96% dos quartos ocupados, de acordo com o HotéisRio. Esse se tornou o segundo destino mais procurado em toda a América para esta semana na plataforma de reservas Booking, atrás apenas de Nova Iorque.

No setor de aviação, as companhias colocaram 170 voos adicionais e, no caso da Azul, será uma adição de 15 mil passageiros. O buscador de voos Kayak mostrou que, desde a confirmação do show, houve uma alta de 317% nos assentos para o Rio.

📊 Leia também: Eduardo Paes promete volta da Bolsa de Valores no RJ

Os turistas que chegarão de ônibus devem somar 50 mil pessoas, sendo que quase metade delas desembarcam até o fim desta sexta. A rodoviária Novo Rio espera a chegada de 580 ônibus entre sexta e sábado.

Os impactos também serão sentidos no comércio local, como supermercados, quiosques, restaurantes e turismo. Só a arrecadação do ISS -um imposto municipal- deve crescer em R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo período do ano passado.

O custo para montar a apresentação do evento foi de R$ 60 milhões, mas a expectativa é que ele gere um retorno positivo total de quase R$ 300 milhões à capital fluminense. A prefeitura conseguiu levantar R$ 10 milhões em patrocínios, outros R$ 10 milhões deve sair do caixa público e o restante será pago pela iniciativa privada.

Madonna chega ao Rio para encerrar a “Celebration Tour” em homenagem aos seus 40 anos de carreira. Desde outubro do ano passado, a cantora já passou por cidades como Londres, Vancouver, Paris, Miami e Cidade do México, mas escolheu o Rio para fechar o roteiro, promovendo um show gratuito.

A apresentação da diva pop está marcada para o próximo sábado, dia 4 de maio, na Praia de Copacabana. O evento deve começar às 21h45, perto do icônico hotel Copacabana Palace.

O show de Madonna também será transmitido ao vivo na TV aberta (Globo), na TV fechada (Multishow) e no Streaming (Globoplay, que estará com sinal aberto). Serão 2h de show com um repertório que engloba todos os discos de sua carreira.