Joe Biden é diagnosticado com forma agressiva de câncer de próstata

Ex-presidente deve passar por tratamento que será indico pelos médicos da família

Author
Publicado em 18/05/2025 às 20:40h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 18/05/2025 às 20:40h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Joe Biden deixou a presidência dos EUA no começo de 2025 (Imagem: Shutterstock)
Joe Biden deixou a presidência dos EUA no começo de 2025 (Imagem: Shutterstock)

m comunicado divulgado neste domingo (18), o ex-presidente Joe Biden informou que foi diagnosticado com uma “forma agressiva de câncer de próstata". O documento diz que a doença já se espalhou para os seus ossos.

📄 "Na semana passada, o presidente Joe Biden foi visto por uma nova descoberta de um nódulo da próstata depois de experimentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por uma pontuação de Gleason de 9 (Grupo de Grau 5) com metástase no osso", disse o comunicado.

O câncer de próstata é classificado com base no escore de Gleason, em uma escala que vai de 0 a 10. De acordo com o comunicado, portanto, o caso de Biden está entre os mais agressivos possíveis.

A descoberta acontece depois que o porta-voz de seu escritório ter dito que ele tinha sido avaliado com um pequeno nódulo na próstata. Depois de exames mais avançados, foi destacada não só o estágio do tumor, mas também o espalhamento para outros órgãos do corpo de Biden.

"Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um gerenciamento eficaz", diz o documento. “[Biden e sua família] estão revisando as opções de tratamento com seus médicos", complementa.

Leia mais: Deputados e senadores protocolam pedido de CPMI do INSS; veja quem assinou

Aos 82 anos, essa não é a primeira vez nos últimos mês que o antecessor de Donald Trump enfrenta problemas de saúde. Ele foi retirado da disputa presidencial de 2024, inclusive, por seu desempenho durante um dos debates, quando sua equipe mostrou preocupação com o estado dele.

A família de Biden também carrega uma histórico de câncer, doença pela qual seu filho Beau morreu em 2015, aos 46 anos. Após a morte do primogênito, o político lançou o projeto Cancer Moonshot, que mobiliza esforços para reduzir a morte de pessoas por essa enfermidade tão agressiva.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 20 milhões de novos casos de câncer são diagnosticados por ano em todo o mundo. Essa é uma das principais causas de morte no Brasil e em outros países, ainda de acordo com a entidade.

Reações políticas

🗣 Atual presidente dos EUA, Trump reagiu ao comunicado de seu rival nas eleições e afirmou estar “entristecido” com o caso. O democrato também desejou votos de rápida recuperação.

"Melania e eu estamos entristecidos com o recente diagnóstico médico de Joe Biden. Desejamos a Jill e à família nossos votos de felicidades e uma rápida e bem-sucedida recuperação para Joe", publicou nas redes sociais.

A ex-vice-presidente Kamala Harris também lamentou a notícia e destacou a trajetória de Biden como incentivos para que ele vença a doença. “Joe é um lutador — e sei que ele enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e sua liderança. Estamos esperançosos por uma recuperação completa e rápida”, escreveu.