GetNinjas (NINJ3): Reag prepara oferta para assumir controle

Gestora atingiu fatia de 25% e terá que lançar uma Oferta Pública de Aquisição

Author
Publicado em 12/10/2023 às 21:26h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 12/10/2023 às 21:26h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Reag é contra a redução de capital da GetNinjas. Foto: Reprodução/Facebook
Reag é contra a redução de capital da GetNinjas. Foto: Reprodução/Facebook

A GetNinjas (NINJ3) foi desacreditada por muitos depois que não entregou aquilo que prometeu quando entrou na Bolsa. Contudo, ainda há quem veja bons sinais no futuro da companhia. A Reag Investimentos é a maior prova disso. A gestora ampliou a sua participação e agora detém 25% do capital social da GetNinjas.

A Reag Investimentos já vinha ganhando espaço na composição acionária da GetNinjas nas últimas semanas e alcançou o patamar de 25% do capital social nesta quarta-feira (11). Com isso, quer eleger novos membros para o Conselho de Administração da companhia e terá que realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).

Leia também: Oi (OIBR3) espera que nova recuperação judicial ajude ações

Em correspondência enviada à GetNinjas, a Reag disse que esta era a participação "por ela visada, com o objetivo de ter influência na administração da Companhia e submeter à análise do Conselho de Administração e aos demais acionistas da Companhia a visão da Reag sobre os negócios da GetNinjas, bem como oportunidades de aquisição de negócios por essa".

A gestora disse ainda que "tem a intenção de participar nas próximas deliberações de eleição do Conselho de Administração e Diretoria da Companhia". Por isso, pediu a convocação de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para que os acionistas deliberem sobre a destituição dos atuais membros e a eleição de novos integrantes para o Conselho de Administração da GetNinjas.

OPA

O atingimento de 25% do capital social da GetNinjas, por outro lado, também dá à Reag a obrigação da realização de uma OPA. A ideia é que, por meio da Oferta Pública de Aquisição, os acionistas minoritários que não concordam com esse movimento ou não estão mais interessados no negócio possam vender seus papeis para o novo controlador. 

Na teoria, a OPA busca evitar aquisições hostis. Afinal, se todos os acionistas minoritários aderirem à oferta, o custo de compra das ações pode ser alto demais para o novo controlador. Caso consiga fazer frente à operação, por sua vez, a Reag deve garantir o controle acionário da GetNinjas.

Redução de capital

A Reag acelerou a compra de ações da GetNinjas depois que a startup propôs uma redução de capital milionária em setembro. A ideia da GetNinjas era reduzir o seu capital social em R$ 223,5 milhões para, com isso, pagar R$ 4,40 para cada ação de emissão da companhia. A proposta foi apresentada sob o argumento de que o capital social da empresa era excessivo e foi vista como uma compensação para os acionistas, já que os papeis da startup desvalorizaram quase 80% desde a estreia na Bolsa.

A redução de capital, com a consequente devolução de recursos para os acionistas, contudo, ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da GetNinjas. A assembleia sobre o assunto está marcada para 23 de outubro. Porém, a Reag já se mostrou contrária à operação. A gestora diz que a redução limitaria o crescimento da GetNinjas e afirma já ter identificado oportunidades de novos negócios para a controlada.