Gafisa (GFSA3): Por que Nelson Tanure foi denunciado pelo MPF?
O caso envolve, em especial, a aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa.
A Gafisa (GFSA3) cancelou a AGE (Assembleia Geral Extraordinária) agendada para o dia 26 de abril. A medida foi tomada após a empresa obter uma decisão judicial favorável em uma disputa com a Esh Capital.
⚠️ A 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem da Comarca de São Paulo concedeu tutela de urgência afirmando que a companhia não está obrigada a realizar assembleias para deliberar os temas indicados no pedido de convocação.
Em assembleia solicitada pela Esh Capital, a gestora de investimentos pediu a aprovação de uma proposta de ação de responsabilidade contra os administradores da empresa em razão de possíveis atos ilícitos e operações irregulares.
Dois dias atrás, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) decidiu que a assembleia de acionistas convocada pela Esh, na última segunda-feira (18), era irregular.
A Esh Capital Investimentos, gestora de Vladimir Timerman, e o empresário Nelson Tanure, principal acionista da Gafisa, travam uma disputa societária acirrada há mais de um ano. A Esh Capital alega que fundos de investimento supostamente ligados a Tanure detêm 39,11% do capital da companhia e atuam de forma coordenada para controlar a empresa.
A gestora argumenta que essa concentração de poder viola o estatuto da Gafisa e configura abuso de poder. Por isso, a Esh Capital defende a suspensão dos direitos políticos dos fundos de investimento e a destituição do atual Conselho de Administração, com a eleição de um novo conselho.
Leia também: Gafisa (GFSA3): CVM diz que assembleia convocada pela Esh é irregular
O caso envolve, em especial, a aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa.
O preço de emissão será de R$ 5,23 por ação, diz o comunicado da empresa.
Segundo a empresa, os fundos somavam 657.186 ações, equivalentes a 5,89% do capital social.
A companhia também prorrogou o prazo para o exercício da subscrição prioritária até 23 de julho de 2025.
Não é a primeira vez que a empresa de capital aberto é alvo de pedidos de falência envolvendo litígios de imóveis com pessoas físicas
O julgamento foi encerrado com um empate.
A Esh Capital já chegou a deter 20% do capital social da Gafisa.
Os imóveis estão localizados no bairro Itaim Bibi, região nobre da capital de São Paulo.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?