Fundador da Hurb é preso depois de tentar furtar artes no Rio de Janeiro

Empresário já fez vídeo expondo dados de clientes nas redes sociais

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Publicado em 28/04/2025 às 12:08h - Atualizado Agora Publicado em 28/04/2025 às 12:08h Atualizado Agora por Wesley Santana
Ex-executivo renunciou depois de polêmicas (Imagem: Shutterstock)
Ex-executivo renunciou depois de polêmicas (Imagem: Shutterstock)

O fundador e ex-CEO da Hurb voltou a estampar as páginas de notícias no último final de semana. João Ricardo Mendes foi preso no Rio de Janeiro por furto de obras de arte, segundo informações da Polícia Civil.

🎥 Mendes foi flagrado por câmeras de segurança retirando e levando as obras de arte que estavam em um dos escritórios localizado em um shopping de luxo na Zona Sul carioca. As imagens mostram ele carregando ao menos três quadros pelo elevador do centro comercial.

Quando deixava o shopping, já dentro de um táxi, João foi abordado pelos seguranças e pelo dono do escritório. Ele ainda tentou fugir sem o material, mas foi localizado em um hotel na mesma cidade.

O empresário foi preso em casa, em um condomínio de luxo, horas depois do ocorrido. Os policiais apreenderam três esculturas de cerâmica e um quadro, avaliados em mais de R$ 26 mil, ainda conforme informações da Polícia.

Essa não é a primeira confusão que o executivo do Hurb está no centro das atenções nos últimos meses. Desde que sua empresa começou a ter problemas, ele já esteve no noticiário por diversos motivos.

O principal deles foi quando ele fez um vídeo ameaçando clientes e expondo dados pessoais. Ele também veiculou outras imagens nas redes sociais onde debochavam dos consumidores que pedem ressarcimento à Justiça dos valores pagos à plataforma de viagens.

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Depois da repercussão do caso, João se viu obrigado a renunciar ao cargo de principal executivo da Hurb. "Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim - e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer”, escreveu ele.

A Hurb tinha um modelo de negócio pautado na venda de pacotes de viagens flexíveis, um tipo de serviço que ganhou relevância durante a pandemia. Depois que o mercado de turismo voltou ao seu patamar normal, a empresa deixou de cumprir os acordos e passou a acumular centenas de reclamações, já que deixou muita gente sem viajar.

Muitos consumidores reclamaram que tinham suas viagens confirmadas, mas quando chegavam no aeroporto ou hotel, era informado de que não podiam fazer o check-in. No Reclame Aqui, a avaliação da empresa é de 2,4 na escala que vai de 0 a 10.

Desde a metade deste mês, a Hurb está proibida pela justiça de oferecer produtos e serviços em solo nacional. O site e as redes sociais da empresa também foram retirados do ar, conforme pedido do tribunal.