Etiópia relança bolsa de valores após 50 anos para atrair capital estrangeiro

Colega do Brasil no Brics desde 2024, a nação africana inaugurou no último dia 10 de janeiro a Ethiopian Securities Exchange

Author
Publicado em 12/01/2025 às 14:42h - Atualizado Agora Publicado em 12/01/2025 às 14:42h Atualizado Agora por Lucas Simões
O país africano havia deixado de ter uma bolsa de valores em 1974, após um golpe militar (Imagem: Shutterstock)
O país africano havia deixado de ter uma bolsa de valores em 1974, após um golpe militar (Imagem: Shutterstock)

🤑 Mais uma bolsa de valores voltou a operar no mundo no último dia 10 de janeiro, com a Etiópia protagonizando a volta da Ethiopian Securities Exchange, após um hiato de 50 anos, já que desde 1974 as operações estavam encerradas por conta de um golpe militar comunista cometido na época.

A Etiópia é um país situado na África, sem acesso ao litoral, porém bem próximo à costa do Mar Vermelho que margeia o Oriente Médio. Desde 2024, a nação virou colega do Brasil como membro efetivo do Brics, uma união de economias emergentes (originalmente formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 

O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed descreveu o relançamento como um marco histórico para o cenário econômico e financeiro do país, que atualmente é uma das economias que mais cresce na África. 

Conforme dados do African Development Bank Group, o Produto Interno Bruto (PIB) da Etiópia deve saltar +6,8% em 2024. Trata-se da quinta maior economia da região, com saldo de US$ 432 bilhões, somente atrás da Argélia, África do Sul, Nigéria e Egito.

“Tocamos oficialmente o sino para lançar a Ethiopian Securities Exchange — a primeira bolsa de valores do nosso país. Invista na Etiópia — uma economia de rápido crescimento com imenso potencial e uma trajetória dinâmica em direção à prosperidade”, postou o comandante da Etiópia no Twitter.

➡️ Leia mais: Brasil anuncia a entrada de mais um país no Brics em 2025; veja qual

Como funciona a Bolsa da Etiópia?

Com o lançamento da bolsa de valores, o governo da Etiópia iniciou um mercado de ações nacional, começando com a estatal Ethio Telecom, que ainda não iniciou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), apesar de ter anunciado a mudança em outubro de 2024. Seu valor de mercado gira em torno de US$ 238 milhões.

Autoridades etíopes anunciaram na última sexta-feira (10) que o Wegagen Bank, um banco privado, foi a primeira empresa a ser listada na bolsa de valores do país.

🔎 A Ethiopian Insurance Corporation, a Ethiopian Shipping and Logistics Services Enterprise e a Berhanena Selam Printing se juntaram à Ethiopia Telecom como membros fundadores da bolsa, embora ainda não estejam listadas.

A lista de investidores também incluiu investidores estratégicos estrangeiros, juntamente com 16 bancos comerciais privados nacionais, 12 seguradoras privadas e 17 outros investidores privados nacionais, de acordo com um boletim distribuído durante o evento.

Com base na estrutura acionária da Ethiopian Securities Exchange, 75% dela é alocada para investidores privados e 25% é limitada para participação acionária pública. Isso significa que a empresa de ações é uma parceria público-privada.