Eletrobras (ELET3) vende fatia em complexo eólico no Piauí

Fundos geridos pela Pátria Investimentos compraram os ativos, que somam uma capacidade instalada de 377,5 MW

Author
Publicado em 04/12/2023 às 20:43h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/12/2023 às 20:43h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Eletrobras avalia desinvestimento de participações minoritárias (Shutterstock)
Eletrobras avalia desinvestimento de participações minoritárias (Shutterstock)

A Eletrobras (ELET3) anunciou nesta segunda-feira (4) a venda da sua participação de 49% nas empresas que compõem o parque de energia eólica da Chapada do Piauí. A compradora foi a Infraestrutura Brasil Holding XX S.A., empresa controlada por fundos geridos pela Pátria Investimentos.

💡 Em comunicado ao mercado, a Eletrobras informou que o negócio inclui a venda de 49% do capital social de 15 SPEs (Sociedades de Propósito Específico) do complexo Chapada do Piauí, que somam uma capacidade instalada de 377,5 MW. O valor do negócio não foi informado, devido a cláusulas de confidencialidade.

"As participações nesses ativos mantidos para venda estavam contabilizados por R$ 222 milhões no terceiro trimestre de 2023 sendo que em 2022 eles geraram um prejuízo por equivalência patrimonial de R$ 9,8 milhões", limitou-se a dizer a Eletrobras.

Otimização de capital

🤝 Segundo o comunicado, a Eletrobras concordou com a venda dos ativos, diante de uma oferta da Pátria Investimentos, "buscando a otimização de sua alocação de capital".

"A operação reforça o compromisso da Eletrobras com a otimização de participações minoritárias, seguindo a disciplina de capital, e simplificação de sua estrutura conforme previsto em seu Plano Estratégico", afirmou.

Leia também: Pague Menos (PGMN3) anuncia primeiro CEO de fora da família