Criptomoedas já atraem mais investidores que a Bolsa no Brasil, diz Binance
Pesquisa encomendada pela Binance diz que as criptomoedas estão presentes na carteira de 42% dos investidores brasileiros, contra 41% das ações.

As criptomoedas tornaram-se uma das formas de investimento preferidas dos brasileiros, superando até as ações listadas em Bolsa. É o que diz uma pesquisa do Instituto Locomotiva encomendada pela Binance.
🪙 De acordo com a pesquisa, 42% dos investidores brasileiros têm criptomoedas na sua carteira. O número é ligeiramente superior ao dos brasileiros que investem em ações: 41%. E se iguala aos dos investidores de fundos: 42%.
As criptomoedas, portanto, só não são mais populares do que a tradicional caderneta de poupança (66%), as contas de pagamento com rendimento (55%) e os títulos privados de renda fixa (50%).
Veja como os brasileiros investem, segundo a pesquisa da Locomotiva:
- Poupança: 66%;
- Conta de pagamento com rendimento: 55%;
- Títulos privados: 50%;
- Fundos de investimento: 42%;
- Criptomoedas: 42%;
- Ações: 41%;
- Previdência privada: 31%;
- Títulos públicos: 31%;
- Moeda estrangeira: 25%.
De acordo com o levantamento, as criptomoedas são populares sobretudo entre homens, investidores de renda mais alta e ensino superior completo no Brasil. Além disso, 66% dos entrevistados pela Locomotiva que já investem nos criptoativos e têm conhecimento sobre o assunto avaliaram que esta é uma boa forma de investimento.
A pesquisa mostra ainda que os investidores brasileiros estão atentos à importação de diversificar a sua carteira. Isso porque 55% disseram apostar em pelo menos três formas de investimento e os outros 45% carregam quatro ou mais classes de ativos. O estudo ouviu 1 mil pessoas pelo Brasil.
Por que os brasileiros investem em criptos?
💲 As chances de altos retornos é o que mais leva os brasileiros a investir em criptomoedas, segundo o estudo.
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, acrescentou à Binance que os investidores em criptomoedas "têm se mostrado altamente satisfeitos com o risco-retorno que elas oferecem".
Segundo ele, a confiança nessa classe de ativos cresce na medida em que os investidores se familiarizam com esse mercado.
Veja o que leva os brasileiros a investir em criptomoedas:
- Chances de altos retornos: 20%;
- Alta liquidez: 13%;
- Ser um investimento independente do sistema financeiro tradicional: 10%;
- Segurança nas transações: 10%;
- Possibilidade de negociar a qualquer dia e horário: 10%;
- Baixo custo de manutenção/taxas baixas: 10%;
- Diversificação do portfólio de investimentos: 10%;
- Facilidade para compra e venda online: 8%;
- Caráter inovador e tecnológico: 8%.