Coinbase é investigada por inflar números de clientes antes de IPO

A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) investiga a corretora de criptomoedas Coinbase por supostamente ter inflado o número de usuários antes de abrir seu capital. Nos documentos entregues ao órgão na época do IPO, a exchange afirmou ter 100 milhões de clientes verificados cadastrados.
Uma reportagem do The New York Times relembra que em diversas ocasiões a companhia disse ter esse número, mas tem parado de tocar no assunto nos últimos documentos. A informação errada do número de usuários é considerada irregular pelas regras do mercado de capitais dos EUA.
“[A investigação da SEC é] uma apuração remanescente da administração anterior sobre uma métrica que deixamos de reportar há dois anos e meio”, disse Paul Grewal, diretor jurídico da Coinbase, ao The New York Times.
Em uma série de publicações, a empresa ressaltou ser esse o número de clientes, mas, em 2023, deixou de usá-lo com exatidão. Depois disso, a companhia passou a dizer que a quantidade de clientes não é um indicativo do desempenho geral e que não fornece mais informações sobre o desempenho do negócio.
A investigação contra a Coinbase vai na contramão da nova postura do governo dos EUA, que agora tem adotado um tom mais tranquilo nesta área, como forma de fazer diferença à gestão de Joe Biden. A adiministração de Donald Trump já encerrou diversas investigações contra empresas que estavam execuação, além de abrir poucos novos processos neste ano.
O IPO da Coinbase foi realizado em 2021, quando as ações da empresa foram fixadas em US$ 342. Desde então, o ticker perdeu força, acumulando uma baixa de 22% no acumulado de quatro anos e alguns meses.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda