Boca de urna indica vitória de centro-direita na Alemanha
A coligação CDU/CSU alcançou 29% dos votos.

🗳️ A CDU (União Democrata Cristã), de centro-direita, lidera as pesquisas de boca de urna na Alemanha nas eleições deste domingo (23). Segundo a "Der Spiegel", a coligação CDU/CSU alcançou 29% dos votos, o que indica uma vitória para Friedrich Merz, que pode se tornar o novo chanceler do país.
Esse resultado aponta para o retorno ao poder do partido da ex-chanceler Angela Merkel, após um período sob a liderança de Olaf Scholz (SPD, centro-esquerda). Conforme a pesquisa de boca de urna, o partido do atual chanceler ocupa a 3ª posição.
Scholz reconheceu a derrota nas eleições parlamentares e parabenizou o adversário da União Democrata Cristã. “Esse é um resultado eleitoral amargo para o Partido Social Democrata, é também uma derrota eleitoral”, declarou Scholz em uma primeira reação em uma reunião na sede do partido. Ele continuou, “Parabéns pelo resultado da eleição”, em comentários dirigidos a Merz.
Nas eleições deste ano, o Bundestag (parlamento alemão) será reduzido para 630 assentos, enquanto até 2024 havia 733 cadeiras no Legislativo. Para entrar e participar da formação de governo, os partidos precisam conquistar pelo menos 5% dos votos.
Quem é Friedrich Merz
Friedrich Merz, de 69 anos, tem formação em Direito e Ciência Política pelas universidades de Bonn e Marburg. Ele ingressou na CDU em 1972, ainda durante o período escolar, e anos mais tarde se tornou presidente da União Jovem da CDU.
🗣️ Sua trajetória política começou em 1989, quando foi eleito para o Parlamento Europeu. Merz trabalhou por cinco anos na região da Vestfália do Sudoeste como membro do Parlamento em Bruxelas e Estrasburgo, e depois fez parte do Bundestag (Parlamento alemão) de 1994 até 2009.
Ele foi eleito pela primeira vez presidente do grupo CDU/CSU em 2000. Formado em Direito, Merz exerceu a profissão de juiz e, posteriormente, tornou-se advogado sênior no escritório da Mayer Brown em Düsseldorf, onde trabalhou até o final de 2021, quando assumiu a presidência da CDU.
Leia também: Papa tem crise de asma prolongada e condição é crítica, diz Vaticano

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA