B3 lança portabilidade digital para ativos de renda variável

Serviço permite a transferência digital de ativos como ações entre diferentes instituições financeiras.

Author
Publicado em 13/05/2024 às 15:06h - Atualizado 13 dias atrás Publicado em 13/05/2024 às 15:06h Atualizado 13 dias atrás por Marina Barbosa
B3 disse que 15 corretoras já estão habilitadas para fazer a portabilidade digital (Shutterstock)
B3 disse que 15 corretoras já estão habilitadas para fazer a portabilidade digital (Shutterstock)

Transferir investimentos entre corretoras ou instituições financeiras agora está mais fácil. É que a B3 (B3SA3) lançou a opção de portabilidade digital para ativos de renda variável.

🏦 Segundo a bolsa brasileira, 15 corretoras já estão habilitadas para fazer a portabilidade digital, mas outras ainda podem aderir ao serviço e quatro instituições financeiras estão fazendo testes para disponibilizar essa opção aos seus clientes. 

A ideia é que os investidores possam transferir ativos como ações e fundos listados na bolsa de uma instituição financeira para outra em que também tenha conta. A portabilidade digital deve ocorrer entre contas de mesma titularidade em até dois dias úteis, de forma gratuita.

Leia também: Veja quais empresas pagam dividendos e JCP em maio

A portabilidade digital pode ser solicitada na Área do Investidor, no site da B3, e confirmada no site ou aplicativo da corretora que mantém os recursos atualmente. É possível acompanhar o status e o histórico das movimentações realizadas entre corretoras na Área do Investidor.

De acordo com a B3, é possível fazer a portabilidade digital dos seguintes ativos de renda variável:

  • Ações;
  • Proventos;
  • ETFs;
  • Fundos listados (FIIs, Fiagros, FIDCs);
  • BDRs;
  • Debêntures listadas;
  • CRIs/CRAs listados.

➡️ Veja também as 15 corretoras que já oferecem o serviço: Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, BTG Pactual, C6 Bank, Clear Corretora, CM Capital, Genial Investimentos, Itaú Corretora, Mirae Investimentos, Rico Investimentos, Safra Corretora, Santander Corretora, Toro Investimentos, Warren Investimentos e XP Investimentos (XPBR31)E as quatro instituições financeiras que estão em fase de testes: Banco do Brasil (BBAS3), Guide, Master e PagBank (PAGS34).

Superintendente de Operações da B3, Guilherme Abbari lembrou que a transferência de recursos sempre esteve disponível para os investidores, mas era feita de forma manual, com a troca de documentos entre as corretoras. A portabilidade digital começou a ser testada em julho de 2023 e agora foi ampliada pela B3.

"O processo digital diminui fricções e traz conveniência e praticidade para o investidor, de forma que ele possa exercer sua liberdade de escolha. Faz parte do compromisso da B3 tornar o ambiente de investimentos cada vez mais acessível e descomplicado para os investidores", afirmou o superintendente de Pessoas Físicas da B3, Vinícius Brancher.

B3SA3

B3
Cotação

R$ 11,14

Variação (12M)

-15,84 % Logo B3

Margem Líquida

40,21 %

DY

3.95%

P/L

15,76

P/VP

3,16