Azul (AZUL4) tem aprovação da Justiça dos EUA em audiência do Chapter 11
A próxima audiência está marcada para o dia 15, segundo a assessoria da companhia.

Durante a segunda audiência referente ao processo de recuperação judicial da Azul (AZUL4), o Chapter 11, o tribunal dos Estados Unidos aprovou, nessa quarta-feira (9), todas as petições apresentadas pela companhia. Segundo comunicado divulgado ao mercado na noite de quarta, não houve qualquer contestação por parte da autoridade competente.
💰 Está previsto no plano um financiamento de US$ 1,6 bilhão, assim como uma diminuição de 35% da frota futura, que se refere à devolução de aeronaves antigas. Durante a primeira audiência, ocorrida em 29 de maio em Nova York, as petições foram aprovadas de forma interina. O processo agora seguirá com novas audiências para tratar de outros temas, e a próxima está marcada para o dia 15, segundo a assessoria da companhia.
"Ainda este mês, será realizada ao menos mais uma audiência para tratar de aprovações remanescentes. A Azul, com o apoio de assessores externos, continua focada na finalização do plano de reestruturação, desenhado para transformar o futuro financeiro da Companhia e posicionar o negócio para o longo prazo", diz a empresa em comunicado.
Um pouco sobre a recuperação judicial da Azul
Há 40 dias, a Azul teve seu pedido de recuperação judicial aprovado pela Justiça dos Estados Unidos. Em maio, a empresa aérea entrou com um pedido de proteção sob o Capítulo 11 da Lei de Falências, que funciona de forma semelhante à recuperação judicial brasileira.
✈️A iniciativa visa garantir a continuidade das operações enquanto a companhia trabalha para eliminar uma dívida estimada em cerca de US$ 2 bilhões. Conforme dados do Tribunal dos Estados Unidos, o mecanismo autoriza a empresa devedora a preservar todos os seus ativos e seguir com suas atividades.
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Em 29 de maio, a Azul participou da primeira audiência de recuperação judicial em Nova York. Na sessão, o plano da companhia foi aprovado, com a liberação de um financiamento de US$ 1,6 bilhão. De acordo com o vice-presidente institucional da Azul, parte dos recursos será usada para aquisição de parte da dívida e o restante destinado à manutenção das operações no período.
John Rodgerson, CEO da Azul, atribuiu as dificuldades financeiras da empresa à pandemia de Covid-19 e a instabilidades econômicas globais. Já o Ministério dos Portos e Aeroportos afirmou, em nota oficial, que “acompanha com atenção o processo de recuperação judicial da companhia aérea Azul”.
💵 Entre as medidas do plano está a redução de 35% da frota, por meio da devolução de aeronaves antigas que já não estavam em uso. A proposta inclui ainda 20 solicitações da empresa, todas aprovadas pela Justiça americana. Segundo a companhia, o processo não trará impactos ao funcionamento da empresa nem aos clientes, e reforça que não haverá cortes de pessoal.

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