CVM entra com processo contra CEO da Azul (AZUL4)
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
A Azul (AZUL4) está em negociação com a TAP Portugal para a resolução de uma dívida contraída por esta última, no valor aproximado de € 200 milhões (equivalente a cerca de R$ 1,2 bilhão). As informações são do jornal "O Globo".
💭 A companhia aérea brasileira formalizou, na semana passada, uma solicitação de pagamento à direção da TAP e ao governo português, atual controlador da empresa aérea europeia. Até o momento, a TAP não se manifestou sobre o assunto.
A empresa encaminhou à TAP Portugal um documento no qual exige uma proposta concreta para a quitação da dívida em um prazo de sete dias. A companhia brasileira apresenta duas alternativas para a resolução da disputa: o reforço das garantias atualmente oferecidas ou o pagamento antecipado do valor total.
A companhia também enfrenta um momento de instabilidade, marcado por rebaixamentos em sua classificação de risco. As agências de rating Moody's, Fitch e S&P justificam essa decisão pelos resultados financeiros insatisfatórios da companhia em 2024, caracterizados por um elevado endividamento e um perfil de liquidez.
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✈️ Em julho do corrente ano, a companhia brasileira formalizou a primeira notificação à TAP em decorrência do "inadimplemento de diversas obrigações vinculadas à emissão dos bonds". A resposta da empresa portuguesa, no entanto, não atendeu às expectativas da companhia brasileira, uma vez que a TAP argumentou não haver obrigação de manter as garantias concedidas ao empréstimo.
Em nova notificação, a Azul refuta os argumentos apresentados pela TAP e solicita a definição de "parâmetros mínimos para um eventual acordo", visando evitar a adoção de "medidas adicionais".
Segundo fontes com conhecimento das negociações, a ausência de uma proposta negociável pode levar a Azul a ingressar com ações judiciais, buscando medidas que impeçam a alienação de ativos e perturbem os planos de privatização da empresa portuguesa.
📊 O foco da disputa entre a Azul e a TAP recai sobre a intenção do governo português de alienar a Portugália, companhia aérea regional sob controle da TAP. Com isso, a companhia brasileira demonstrou disposição para negociar "um deságio" sobre os juros incidentes sobre o empréstimo, caso a TAP opte pelo pagamento antecipado da dívida, conforme explicitado na notificação.
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 1,914,5 bilhão.
O tribunal também deu aval ao Backstop Commitment Agreement.
Segundo a empresa, o progresso está alinhado ao cronograma inicialmente proposto para a conclusão do processo.
O resultado operacional foi de R$ 376,7 milhões, com margem de 20,6%.
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Projeto de lei passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de forma terminativa.
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