Ouro e prata derretem até 25% em apenas 1 dia, arrastando ETFs e mineradoras
Só o metal prateado viu a sua cotação se desvalorizar -25%, a maior queda diária desde a crise financeira de 2008.
A Aura Minerals (AURA33) adiou o início da construção do projeto Matupá e, com isso, retirou a meta de produzir 450 mil onças de ouro em 2025. A companhia, no entanto, diz que a decisão visa a ampliação do projeto.
⚒️ Matupá será uma mina de ouro a céu aberto na Província Aurífera de Alta Floresta, no Mato Grosso. O projeto foi anunciado pela Aura Minerals em outubro de 2022, com uma capacidade de produção estimada de 54,7 mil onças de ouro por ano, e começaria a ser construído ainda neste ano de 2024.
A Aura disse nesta segunda-feira (26), no entanto, que notou "um aumento significativo no potencial geológico da região", sobretudo por causa da recente aquisição dos projetos Pezão e Pé Quente e do trabalho de exploração realizado nos alvos Serrinhas e X2. Por isso, decidiu adiar a construção de Matupá.
"A Companhia, com o objetivo de maximizar o retorno de seus investimentos, optou por adiar o início da construção do projeto Matupá temporariamente enquanto avança no conhecimento geológico dos novos alvos com o objetivo de ter uma visibilidade melhor sobre o potencial do projeto", anunciou.
Com isso, a Aura também retirou a meta de produção de ouro do próximo ano. Contudo, destacou que "esta decisão teve como base uma perspectiva de aumento do tamanho do projeto Matupá, o que reforça não só o plano da Companhia de alcançar, mas de ultrapassar as 450 mil onças nos próximos anos".
🗣️ Em nota, o CEO da companhia, Rodrigo Barbosa, reiterou o "compromisso com o plano de superar a marca de 450 mil GEO (onças de ouro equivalente) no médio prazo, continuando a avançar tanto na implementação de Matupá quanto na otimização de nossos ativos existentes e na avaliação de potenciais aquisições".
"A decisão de postergar o início da construção de Matupá reflete nossa estratégia de maximizar o retorno sobre o capital investido. O potencial que vemos em Matupá poderá ampliar substancialmente o retorno do projeto para os nossos acionistas", reforçou.
Leia também: Rumo (RAIL3) eleva estimativa de investimento para ferrovia do Mato Grosso
A Aura já tem duas minas de ouro no Brasil: Almas e Apoena, nos estados do Tocantins e Mato Grosso, respectivamente. A companhia também tem operações em Honduras e no México, além de outros projetos de crescimento no Brasil e na Colômbia.
Com isso, a mineradora produziu 235,8 mil onças de ouro em 2023. Para este ano de 2024, a expectativa é de uma produção de 244 a 292 onças de ouro equivalentes.
O guidance para este ano, apresentado em fevereiro, aponta para um crescimento de até 24% em relação a 2023. Contudo, ainda é pelo menos 54% menor do que a meta de produzir 450 mil onças por ano, que estava prevista para 2025 mas foi adiada junto com a construção do projeto Matupá.
Só o metal prateado viu a sua cotação se desvalorizar -25%, a maior queda diária desde a crise financeira de 2008.
Investidores recorrem a ativos de reserva de valor e proteção, como o ouro, em meio às tensões geopolíticas em 2026.
A mineradora produziu mais de 82 mil onças de ouro no 4T25, atingindo o guidance do ano.
De acordo com o banco, ganhos não devem se limitar às companhias de petróleo dos EUA.
Se as petroleiras sofrem com o medo, a Aura Minerals colhe os frutos de ser uma das principais exposições ao ouro na bolsa brasileira.
Demanda dos investidores pelo metal precioso geralmente costuma disparar em viradas de ano.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
O pagamento será efetuado em 21 de novembro de 2025
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?