ALPA4: Entenda a polêmica envolvendo a Havaianas nas redes sociais

A Havaianas virou alvo de críticas da direita, após campanha estrelada por Fernanda Torres.

Author
Publicado em 22/12/2025 às 11:29h - Atualizado Agora Publicado em 22/12/2025 às 11:29h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Na campanha, Fernanda Torres deseja que as pessoas entrem no ano novo com os dois pés e não com o pé direito (Imagem: Instagram/Reprodução)
Na campanha, Fernanda Torres deseja que as pessoas entrem no ano novo com os dois pés e não com o pé direito (Imagem: Instagram/Reprodução)

Principal produto da Alpargatas (ALPA4), a Havaianas virou alvo de uma polêmica nas redes sociais por causa da sua campanha de Natal.

🩴 Na campanha, a atriz Fernanda Torres diz que não quer que as pessoas comecem o ano com o "pé direito", mas com os "dois pés".

"Desculpa, mas eu não quero que você comece o ano com o pé direito. Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte", diz a atriz.

E continua: "O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser".

O recado foi interpretado por alguns brasileiros como um posicionamento político contra a direita, sobretudo entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por isso, virou alvo de críticas nas redes sociais.

📲 A campanha, publicada nas redes sociais de Fernanda Torres na última sexta-feira (19), já somava mais de 17 mil comentários e sete mil compartilhamentos no final da manhã desta segunda-feira (22).

Nos comentários, os usuários se dividem entre críticas e mensagens de apoio à Havaianas e à atriz.

Ex-ministro e filho de Bolsonaro reagem

Entre os críticos, destaque para Gilson Machado (PL), que foi ministro do Turismo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL) também se posicionou contra a marca nas redes sociais.

Ele gravou um vídeo jogando "o pé direito e o pé esquerdo" das Havaianas no lixo. "Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional, mas me enganaram", afirmou.

Eduardo Bolsonaro ainda disse que Fernanda Torres era "declaradamente de esquerda" e hava defendido a prisão dos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Ações caem

A Havaianas ainda não se posicionou sobre as críticas recebidas nas redes sociais. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz neste ano pelo filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres também não comentou.

As ações da Alpargatas, no entanto, operam em queda na B3 nesta segunda-feira (22). Às 11h10, os papeis ordinários e preferenciais da companhia recuavam mais de 2%. Já o Ibovespa caía 0,26% no mesmo horário.

Veja a campanha da Havaianas:

E o vídeo gravado por Eduardo Bolsonaro:

 

 

 

ALPA4

ALPARGATAS
Cotação

R$ 11,36

Variação (12M)

92,14 % Logo ALPARGATAS

Margem Líquida

8,43 %

DY

5.44%

P/L

20,78

P/VP

1,81