Azul (AZUL4) despenca após Justiça dos EUA aprovar plano de RJ; entenda
Conversão de dívidas em ações pressiona AZUL4 e amplia temor de diluição.
💸 As ações da Azul (AZUL4) voltaram a cair no pregão desta segunda-feira (28) e lideravam as perdas no Ibovespa, principal índice da B3. Às 14h42 (horário de Brasília), os papéis da empresa recuavam 9,23% a R$ 1,77. Com isso, o ativo já derreteu 48% apenas no mês de abril.
A movimentação negativa ainda é em razão do anúncio feito na última semana. A empresa informou que seu conselho de administração aprovou aumento de capital por meio de oferta pública de distribuição primária de ações preferenciais. Serão emitidas 464 milhões de novas ações ao preço unitária de R$ 3,58.
A empresa ressaltou ainda, em fato relevante encaminhado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que, além das ações, os subscritores da oferta receberão um bônus de subscrição para cada ação subscrita, alcançando um total de 13.517.180 bônus.
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💰 Com a emissão das novas ações, o novo valor do capital social da companhia é de R$ 7.131.859.384,34, representado por 2.128.965.121 ações ordinárias e 896.039.753 ações preferenciais, todas sob a forma nominativa e escritural, e sem valor nominal.
Com a repercussão, o JP Morgan removeu o preço-alvo da Azul, que era de R$ 9,50, e reafirmou sua recomendação neutra para os papéis. A instituição financeira apontou que as incertezas em torno da estrutura de capital da companhia impedem uma projeção de recuperação consistente no curto prazo, segundo o "Valor Investe".
💲 Para se ter uma noção da atual cotação da Azul no pregão de hoje, se você tivesse investido R$ 1 mil há 1 ano, hoje o retorno seria de R$ 199, já há 6 meses, R$ 324,63. A empresa fica mais do que atrás da GOLL4 na mesma comparação, já que na GOLL4 o mesmo valor renderia R$ 1,106,56, há um ano, e R$ 1.200,00 há 6 meses, segundo dados mais recentes do Investidor10.
Conversão de dívidas em ações pressiona AZUL4 e amplia temor de diluição.
O CEO informou na entrevista uma expectativa de receita de R$ 20 bilhões para 2024.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 1,914,5 bilhão.
O tribunal também deu aval ao Backstop Commitment Agreement.
Segundo a empresa, o progresso está alinhado ao cronograma inicialmente proposto para a conclusão do processo.
O resultado operacional foi de R$ 376,7 milhões, com margem de 20,6%.
Empresa corta projeções de receita e Ebitda, mas mantém capacidade e aposta em redução de custos.
Entre as rotas com maior movimento em 2025, Recife figura como principal destaque.
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