Robert Kiyosaki - autor de "Pai Rico Pai Pobre"

Author
Publicado em 20/08/2021 às 17:57h - Atualizado 2 anos atrás Publicado em 20/08/2021 às 17:57h Atualizado 2 anos atrás por Redação
Robert Kiyosaki

No post de hoje, vamos conhecer um pouco sobre a história de Robert Kiyosaki, suas obras, negócios, e como sua história de sucesso pode lhe inspirar de alguma forma. Então, continue lendo e confira também como ele ficou tão conhecido a partir da sua obra mais famosa: "Pai Rico, Pai Pobre", dos seus livros sobre educação financeira, e dos demais negócios em que atua. Robert Kiyosaki Foto por Robert Kiyosaki[/caption]

Quem é Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki possui reconhecimento mundial por conta do seu livro muito famoso, “Pai Rico, Pai Pobre”. Kiyosaki é um empresário e investidor, além de dar muitas palestras sobre seus conhecimentos também. Ele é muito famoso por defender a importância de ensinar sobre finanças desde cedo, ainda na época de escola. Para ele, as pessoas só irão realmente entender mais rapidamente a importância de investir em ativos, se elas começarem a ter contato com esse tema ainda na infância. Robert Kiyosaki é autor de vários livros, que veremos mais abaixo, e todos voltados a assuntos de educação financeira. Aliás, eles servem de inspiração para vários investidores ao redor do mundo todo. Ele nasceu no Havaí, em 1947, e tinha o sonho de viajar e conhecer mercados do mundo todo. Isso levou Robert Kiyosaki a se formar na Marinha Mercante, o que o levou até a Standard Oil Company. Desse modo, depois de um tempo, com o desmantelamento da empresa, ele passou a fazer parte dos Fuzileiros Navais. Chegou a ir para a Guerra do Vietnã, onde ficou até o ano de 1974, e estudou a liderança de tropas. Então, quando voltou da guerra, foi funcionário da Xerox, cargo que lhe rendeu muitas técnicas de vendas. Assim, com todos esses conhecimentos adquiridos, ele fundou a Cash Flow Technologies e, hoje, é um dos empresários e investidores mais renomados e importantes no mundo. Ele começou a ganhar fama quando se tornou escritor. Seus livros, inclusive, são publicados pela própria Cash Flow. As vendas dos livros já ultrapassaram 41 milhões de cópias. Além disso, as obras já foram traduzidas para 40 idiomas, e circulam em 40 países do mundo! Aliás, ele também possui jogos de mesa educativos, dentre eles o Cash Flow, para ensinar leigos sobre investimentos. Robert Kiyosaki Foto por Gage Skidmore[/caption]

Infância

Tudo o que Robert Kiyosaki ensina hoje, é bem diferente do que a sua família lhe ensinou. Por mais que ele pregue a importância de falar de assuntos, como investimentos, desde a infância, ele não teve uma das melhores educações quando era novo. Além disso, também não tinha à sua disposição as ferramentas e riquezas necessárias para atingir o sucesso. Seu pai era professor da faculdade local no Havaí. Por isso, era um homem muito instruído. Descendente de nipo-americanos, ele estudou na Hilo High School. Frequentou a US Merchant Marine Academy, se graduando no ano de 1969. Então, depois da universidade, ele passou por vários empregos e empresas, como citados no tópico anterior, trabalhando na marinha mercante, viajando o mundo todo, e vivendo experiências que marcaram muito a sua vida. Uma dessas experiências foi presenciar a pobreza extrema em alguns locais que, aliás, fez com que Robert Kiyosaki começasse a se perguntar o motivo que levava algumas pessoas a viverem naquela situação. Desse modo, surgiram os questionamentos: foi a educação deles que influenciou isso, ou é realmente a falta de dinheiro?

Negócios

No mundo dos negócios, Robert Kiyosaki passou por diversas experiências que o ajudaram a chegar no patamar que está hoje. Passou pela Marinha, pela Standard Oil Company, pela guerra e pela Xerox. Depois, Robert ficou entre 1978 e 1997 procurando formas de abrir a sua própria empresa. As tentativas variam desde camisetas para bandas, até carteiras para surfistas. Mas, apenas quando fundou a Cashflow Technologies, as coisas começaram a dar certo. No ano de 1992, ele lançou um livro chamado If you want to be rich and happy, don’t go to school. Mas o responsável pelo sucesso que ele alcançou foi o livro lançado 5 anos depois, em 1997, o famoso "Pai Rico, Pai Pobre", escrito em parceria com Sharon Lechter. Então, foi o sucesso do livro que tornou Robert Kiyosaki rico, e também o que ele decidiu fazer com esse sucesso. Assim, Robert aproveitou a oportunidade para começar a fazer consultorias, seminários e palestras. Além disso, outra parte do seu patrimônio reside nos investimentos em petróleo, no mercado imobiliário, e nas duas empresas que possui voltadas para a educação financeira, a Rich Dad Company e a Rich Global LLC.

Livros

Apesar do seu sucesso principal ser o livro Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki possui vários títulos publicados nos últimos anos. Enfim, veja alguns dos principais deles abaixo: Rich Dad Poor Dad de Robert Kiyosaki é um dos maiores best-sellers Foto por Rich Dad[/caption]

Pai Rico, Pai Pobre (1997)

Como foi dito, é o livro mais famoso de Robert Kiyosaki, lançado em parceria com Sharon Lechter, e que veio a se tornar um best-seller. Esse livro teve mais do que 26 milhões de cópias vendidas, e foi traduzido para 40 idiomas.

Independência Financeira: o Guia do pai Rico (2001)

Foi praticamente uma continuação do primeiro, onde o autor focou em apresentar algumas respostas de como certas pessoas conseguem trabalhar menos, e ganharem mais. Possui, também, dicas para quem quer independência financeira.

Filho Rico, Filho Vencedor (2001)

Esse livro visa para ensinar como os pais podem transmitir ao seu filho a educação financeira necessária para o sucesso.

Pai Rico: o guia de investimentos (2002)

Ensina sobre os diferentes tipos de investimentos, mostrando quais servem para ricos e quais são indicados para pobres.

Pai Rico, Pai Pobre: Para jovens (2004)

Livro voltado para jovens que estão terminando o ensino médio. Por isso, é uma versão para quem quer começar a aprender.

Empreendedor rico: 10 lições práticas para ter sucesso em seu próprio negócio (2005)

Contém dicas importantes para perder o medo de se arriscar nas finanças.

O segredo dos ricos (2010)

Possui dicas para investir da forma correta para conquistar a independência financeira, pensando e agindo como os ricos.

Por que os Ricos Cada Vez Ficam Mais Ricos (2018)

Esse livro discorre sobre uma questão já pensada por diversas pessoas: “por que os ricos ficam cada vez mais ricos?”. Mas, além desses, o autor também escreveu vários outros títulos muito interessantes, como “Aposentado Jovem e Rico”, “Profecias do Pai Rico”, “Histórias de Sucesso do Pai Rico”, “Como ficar rico sem cortar os cartões de crédito”, “Quem mexeu no meu dinheiro?”, “Como comprar e vender empresas e ganhar muito dinheiro”, “O negócio do século XXI”, “Empreendedorismo não se aprende na escola” e “Mais Importante Que o Dinheiro”. Enfim, a história de Robert Kiyosaki é bastante interessante. Além de ser um autor bastante ativo, com diversos títulos publicados e de grande sucesso.