A Alpargatas é uma empresa brasileira fabricante de calçados. Ela é líder do segmento na América Latina. Dona de marcas como Havaianas, Osklen, Topper Argentina e Dupé, também detém as licenças da Mizuno.
Com quatro fábricas no Brasil e quatro na Argentina a empresa também possui operações nos Estados Unidos e Europa. A Alpargatas também tem expressiva presença no varejo, com mais de 600 lojas no mundo. Ela está em cerca de 150 mil pontos de vendas do Brasil e 10 mil no exterior.
Em 2015, a J&F tornou-se o principal acionista da Alpargatas. Em 2017 ocorreu a aquisição da participação societária da J&F Investimentos pela ITAÚSA. A empresa está listada na B3, no segmento nível 1, com ações ordinárias (ALPA3) e preferenciais (ALPA4), e também está no mercado fracionado (ALPA3F e ALPA4F).
HISTÓRIA DA ALPARGATAS
Tradicional no Brasil, a Alpargatas foi fundada em 1907. Nos primeiros anos, a Alpargatas Roda conquistou as lavouras de café e impulsionou a empresa. As ações já eram negociadas na Bolsa de Valores, mas em 1929 com o Crash de Nova York, a empresa interrompeu a produção.
As atividades foram retomadas na década de 1930 e supriu combatentes na Revolução de 1932. Nos anos 1950 foi lançado o famoso tênis Conga e o modelo Bamba Basquete. Nos anos 1960 foi lançada a Havaianas.
A Alpargatas é reconhecida pelo seu relacionamento com o mercado acionário e recebe o Prêmio Mauá, concedido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil em 1980. Na economia, o Brasil assiste à escalada da inflação.
Apesar disso, a companhia cresce e desenvolve-se, sendo eleita a Melhor Empresa do Ano, pela revista Exame. A empresa encerra o processo de nacionalização de seu capital e inaugura novas fábricas na Paraíba. Em 1982, ao comemorar 75 anos, a Alpargatas adquire a Jeaneration. No ano seguinte, lança as sandálias Samoa e o jeans Top Plus.
Nos anos 1990 a empresa lançou a marca Mizuno no mercado brasileiro. A venda de Havaianas bateu 100 milhões de pares. A partir dos anos 2000, a marca Havaianas se internacionalizou, conquistando mercados por todo o mundo. Em 2007 a empresa adquiriu a Companhia Brasileira de Sandálias, dona da marca Dupé.
Em 2008, inaugura escritórios na Espanha e, no ano seguinte, no Reino Unido, na França e na Itália, seguindo a estratégia de internacionalização. Ainda em 2009, a Topper, até então masculina e associada ao futebol, a marca passa a ser unissex, poliesportiva e patrocinadora de atletas de diferentes modalidades, como tênis e rugby. No mesmo ano, no futebol, a marca patrocina o Atlético Mineiro, o Estudiantes, na Argentina.
Em 2011, a Alpargatas detém 91,5% do capital das operações na Argentina, tornando-se líder do mercado de calçados na América Latina. No ano de 2014, a empresa conclui a compra de 60% do capital da Osklen, uma das marcas new luxury mais influentes e inspiradoras no mundo da moda.
Entre 2015 e 2019, vende as marcas Topper, Rainha e Sete Léguas e finaliza o contrato de licenciamento da Timberland, com o objetivo de dar mais foco a sua estratégia de globalização.
Informações Complementares
A empresa ALPARGATAS, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 4,48 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 3,96 Bilhões.
Com um total de 17.441 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Calçados.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 4,00 Bilhões, que gerou um prejuízo no valor de R$ -1,50 Bilhão.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -2,84, um P/VP de 1,08 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos