2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Visa (VISA34) e Mastercard (MSCD34) fecharam um acordo para reduzir as tarifas cobradas de lojistas nos Estados Unidos. O acordo deve ter um impacto de US$ 30 bilhões nos próximos cinco anos, isto é, quase R$ 150 bilhões.
💳 Pelo acordo, as companhias devem baixar as taxas aplicadas aos comerciantes quando um consumidor usa o cartão de crédito em seus estabelecimentos. Além disso, o texto diz que a tarifa reduzida servirá de limite até 2030.
O acordo foi firmado com o intuito de encerrar um processo judicial movido por comerciantes americanos, que se arrasta há anos. Contudo, ainda depende de aprovação da Justiça dos Estados Unidos.
Leia também: Big techs são alvo de investigação na Europa, entenda
"Este acordo encerra uma disputa de longa data, proporcionando segurança e valor aos proprietários de empresas, incluindo flexibilidade na forma como gerenciam a aceitação de programas de cartões", disse o diretor jurídico e chefe de política global da Mastercard, Rob Beard.
Em nota, a Visa acrescentou que cerca de 90% dos lojistas que serão beneficiados pelo acordo são pequenos negócios. "Ao negociar diretamente com os comerciantes, chegamos a um acordo com concessões significativas que abordam os verdadeiros pontos problemáticos identificados pelas pequenas empresas", disse o presidente da Visa para a América do Norte, Kim Lawrence.
⚖️ O acordo anunciado por Visa e Mastercard vale apenas nos Estados Unidos, mas a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) está de olho na negociação e diz que isso pode abrir um precedente para que algo semelhante seja discutido em outros países, inclusive no Brasil.
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, espera que "este caso inspire mudanças nas políticas de cobrança de taxas de cartão de crédito" e já disse que pretende "endereçar isso aqui no Brasil, também".
A Abrasel explica que as taxas cobradas pelas bandeiras de cartão de crédito têm "um impacto significativo na rentabilidade dos negócios, especialmente para pequenos e médios estabelecimentos, que muitas vezes operam com margens de lucro apertadas".
"A redução da taxa seria benéfica para o lojista imediatamente e abriria espaço para reduzir os preços ao consumidor”, afirmou Solmucci.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Investidor10 apurou o lucro das Letras Financeiras, remunerando 107% do CDI no longo prazo.
Investidor10 simula, na prática, o quanto o dinheiro pode se multiplicar na renda fixa isenta.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?