Vaquinha virtual: Banco do Brasil (BBAS3) lança recurso inédito para investidores
Nova funcionalidade permite receber contribuições via Pix em caixinhas digitais que rendem 100% do CDI.

Nesta semana, o Banco do Brasil (BBAS3) lançou um recurso inédito para os investidores que usam seu aplicativo. Apelidada de vaquinha virtual, a funcionalidade surge como uma maneira de pedir recursos para amigos e familiares para cumprir algum objetivo.
De maneira prática, a ferramenta funciona como o porquinho dos outros bancos, mas a diferença é que, em vez do próprio investidor fazer os aportes, outras pessoas podem depositar dinheiro. Isso poderá ser realizado por meio do Pix, através de um código criado específicamente para a vaquinha.
Os investidores poderão criar caixinhas com um objetivo e, a partir disso, compartilhar o link para contribuição. O serviço poderá ser usado para ganhar presentes de aniversário, arrecadar dinheiro durante o casamento ou, ainda, juntar recursos para outro objetivo.
Segundo o banco, a função estará disponível de forma gratuita, com possibilidade de receber a partir de R$ 0,01. O saldo da vaquinha passará a render 100% do CDI, como já acontece no Cofrinho BB.
Leia mais: Investimento no Tesouro Direto derrete até 8% em agosto; veja qual renda fixa subiu
“Lançamos a funcionalidade em um cenário que carece de iniciativas voltadas a disseminar a cultura de investir: apenas 33% dos brasileiros conseguiram poupar em 2024, e menos da metade aplicou os valores em produtos financeiros, de acordo com dados da Anbima. Nesse contexto, o Cofrinho BB busca atuar como uma ponte entre guardar e investir, aproximando diferentes perfis de clientes de uma relação mais saudável com o dinheiro”, conta Mário Perrone, chefe de Captação e Investimentos do Banco do Brasil.
Porquinho virtual
A ferramenta de cofrinho virtual foi uma das que mais se popularizaram nos últimos meses, dado que quase todos os bancos já oferecem a funcionalidade. Nela, o investidor cria caixinhas virtuais com objetivos e consegue depositar mensalmente até chegar ao valor total.
Nubank, Mercado Pago, Inter, Itaú, PagBank e PicPay são algumas das instituições que oferecem essa opção aos investidores. Em alguns casos, a remuneração supera os 100% do CDI, dependendo do prazo e da relação do cliente com o banco.
Outro diferencial é que o investidor pode escolher exatamente quando quer resgatar os recursos aportados. Dessa forma, mesmo que queira usar o dinheiro antes do prazo, é preciso esperar o vencimento para gastar.

BBAS3
Banco do BrasilR$ 21,39
-20,72 %
5,48 %
8.88%
7,73
0.67

Ibovespa em dólares bate recorde em 2025, em um de seus maiores ganhos desde 2010
Entenda porque as ações brasileiras também estão tendo um forte desempenho na referência global.

Ibovespa namora os 142 mil pontos em novo recorde; veja quais ações disparam
Principal índice da B3 renova máxima aos 142.138,27 pontos, puxado por bancos e varejistas.

"Quem não tem, compre": Banco do Brasil (BBAS3) esclarece fala de CEO
Em ofício à CVM, BB disse que declaração não teve objetivo de influenciar o preço das ações.

Banco do Brasil (BBAS3) não bloqueou cartões de Moraes, diz site
Moraes teve um Mastercard bloqueado por outra instituição financeira, e recebeu oferta de um cartão da bandeira Elo.

Ações do BB (BBAS3) ameaçam desabar com “alerta vermelho”, mas fecham no azul
O movimento reflete a leitura do mercado sobre os dados do Relatório de Crédito de julho, que trouxeram sinais mistos para os investidores.

Alerta para os bancos: Inadimplência atinge maior nível em 8 anos
Com juros altos, taxa de inadimplência alcançou 5,2% no Brasil em julho, segundo o BC.

LCAs e LCIs: Renda fixa isenta paga até 14% ao ano no curto prazo
Ferramenta do Investidor10 acompanha a rentabilidade dos investimentos que financiam o agronegócio e o mercado imobiliário.

BB (BBAS3) despenca na Bolsa após pedir investigação da PF por “fake news”
Em meio à volatilidade, o banco acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) contra o que classificou como "publicações inverídicas e maliciosas".